De motorista de ônibus a dono do próprio negócio
De motorista de ônibus a dono do próprio negócio

De motorista de ônibus a dono do próprio negócio

Conheça Moisés, a Kuatro Kantos e seus inovadores chinelos retangulares

Moisés Dias Pena foi motorista de ônibus durante 18 anos, até receber uma notícia inesperada: seria demitido. Aos 53 anos teria que recomeçar a vida, buscar um rumo diferente, reinventar-se. Como encontrar espaço num mercado de trabalho que valoriza e prioriza a juventude? Uma ideia antiga, guardada “no papel e na memória”, nas palavras de Moisés, provou que para o empreendedorismo não há limite de idade: com o dinheiro da rescisão, ele resolveu investir no inovador, e criou a Kuatro Kantos, empresa que fabrica e comercializa chinelos retangulares.

Os chinelos eram um projeto diferente, do qual ninguém ao seu redor tinha conhecimento, além do próprio autor, que registrou o conceito no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), assim que teve a ideia. A sandália quadrada, que o colocou no mundo dos negócios, surgiu num momento de inspiração, vindo de uma observação simples do cotidiano. “Não tenho formação acadêmica em design ou desenho industrial, simplesmente observei uma necessidade usual, pois parte de nossos dedos e o côncavo dos pés ficam expostos com o chinelo tradicional”, explica Moisés.

O recomeço, então, foi difícil, e o caminho do empreendimento foi um rumo imposto a Moisés pelas circunstâncias da vida. Ele, porém, seguiu em frente, não se deixando abater pelos possíveis obstáculos que enfrentaria e enxergou um mercado inexplorado. “Pensei que se alongasse mais as extremidades (das sandálias) isso daria mais proteção aos pés, e depois de um tempo, com uso frequente, nós também descobrimos que jamais bateremos os dedos por descuido em obstáculos que possam estar em nossa frente”, diz ele, quanto aos benefícios do seu produto.

Por ter como característica a inovação, desde sua gênese, a Kuatro Kantos valoriza este princípio de forma prioritária, bem como o aspecto criativo e a qualidade, que são objetivos da empresa. Moisés não tem formação em Administração, o que não o impediu de seguir seu tino natural para os negócios. Ele deixa claro, porém, que atribui extrema importância aos estudos acadêmicos, sem os quais acredita que sua empresa não teria chegado nem ao primeiro ano de vida. Sua esposa e filhos, que também fazem parte da Kuatro Kantos, têm formação em Marketing e Administração.

A história deste empreendedor é um exemplo de que às vezes mudar de rumo é o que está faltando para alcançar o sucesso. que lhe impulsionou a investir nela foi justamente confiar em seu conceito, mesmo não sabendo se daria certo. Esse fator aliado ao planejamento, dedicação e à busca pela qualidade fizeram do ex-motorista de ônibus Moisés um empreendedor bem-sucedido, que sabe quem é, o que deseja alcançar e tem consciência do valor do seu produto. Ah, e o melhor, recebendo três vezes mais do que antes.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.