Café com ADM
#
Daniel Goleman é o novo colunista do Administradores.com
Daniel Goleman é o novo colunista do Administradores.com

Daniel Goleman é o novo colunista do Administradores.com

Psicólogo é autor de mais de 10 livros sobre psicologia, educação, ciência e liderança. Sua principal obra é "Inteligência Emocional"

A partir de hoje, o time de colunistas do Administradores.com ganha mais um nome de peso. O escritor, psicólogo e jornalista científico norte-americano Daniel Goleman irá passar a colaborar conosco semanalmente, com textos sobre liderança, foco e inteligência emocional.

Goleman já concedeu uma entrevista à Revista Administradores, na edição 15, onde falou sobre inteligência emocional aplicada aos negócios: "a melhor motivação para desenvolver força mental e inteligência emocional é interna; você tem que ter o desejo de melhorar", disse. Para ele, atualmente esse é um fator mais importante para as organizações do que o QI individual dos funcionários.

O psicólogo é autor de 15 livros sobre psicologia, educação, ciência e liderança. Sua principal obra é "Inteligência Emocional", publicado pela primeira vez na década de 90. Apesar de não ser um conceito inédito, foi a partir de Goleman que ele se disseminou e passou a ser observado pelas empresas. "Acredito que todos podemos sentir a inteligência emocional de uma pessoa sempre que interagimos com ela. Temos meio que um radar natural para isso. Com algumas pessoas você sente esa atração, uma química, uma simpatia. Esse é um sinal claro de uma inteligência emocional desenvolvida", afirmou.

Seu novo livro lançado no Brasil, intitulado "Foco", mostra a importância dessa qualidade para que as pessoas possam obter o melhor desempenho possível. Segundo ele, a atenção funciona de forma semelhante a um músculo: se não for utilizado, fica atrofiado; se for trabalhado, ele se desenvolve e se fortalece.

Leandro Vieira, fundador do Administradores.com, lembra que as contribuições de Goleman deverão influenciar a visão de muitos administradores. "Muitas organizações de hoje, em plena era do conhecimento, tratam seus colaboradores como 'ativos' ou 'recursos'. Precisamos mostrar que o trabalho com pessoas é diferente, requer uma outra abordagem, e o Goleman trata como ninguém desses assuntos", afirma.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.