Café com ADM
#
Cowboy da Marlboro morre de doença pulmonar relacionada ao fumo
Cowboy da Marlboro morre de doença pulmonar relacionada ao fumo

Cowboy da Marlboro morre de doença pulmonar relacionada ao fumo

Lawson, que morreu aos 72 anos, fumava desde os 14

Outro modelo de anúncios da marca de cigarros Marlboro morreu de doença relacionada ao tabagismo. Eric Lawson, que apareceu em várias campanhas publicitárias da marca nos anos 70, foi vítima de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), e faleceu aos 72 anos no último dia 10 de janeiro.

Lawson fumava desde os 14 anos de idade. De acordo com sua esposa, Susan Lawson, mesmo quando foi diagnosticado com a enfermidade, ele não conseguiu largar o hábito. A DPOC atinge, principalmente, adultos a partir dos 40 anos de idade, causando cansaço, fadiga muscular e insuficiência respiratória.

A DPOC acomete cerca de 210 milhões de pessoas no mundo inteiro, segundo a OMC, e deverá se tornar a principal causa de morte até 2020. No Brasil, é uma das doenças mais fatais: estima-se que aproximadamente 6 milhões de pessoas sofram de DPOC. Apesar de ser parcialmente reversível, apenas 12% são diagnosticados e, desses, 18% recebem tratamento adequado.

A principal causa da doença é o tabagismo (ativo ou passivo), embora a exposição contínua à poeira e até fatores genéticos possam desencadear.

Outros modelos da Marlboro morreram por conta do hábito de fumar. Em 1992, Wayne McLaren morreu de câncer de pulmão; dois anos depois, David McLean, que atuou nos anos 60, faleceu pela mesma enfermidade.

Com informações do G1

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.