Café com ADM
#

Conheça as perspectivas para o mercado de redes sem fio para 2014

O ritmo acelerado de dispositivos móveis irá continuar

A Ruckus Wireless, Inc. revela as principais tendências de Wi-Fi para 2014 nos setores corporativos e de operadoras. O ritmo acelerado de dispositivos móveis irá continuar. Empresas de diferentes setores necessitam proporcionar um desempenho sem fio confiável e consistente para os seus funcionários e clientes. Operadoras e provedores de serviços precisam construir uma infraestrutura Wi-Fi forte não só para diminuir o congestionamento da rede, mas também para capacitá-los para proporcionar uma experiência Wi-Fi rápida, confiável e abrangente para os assinantes.

O Brasil chegou a seis mil hotspots Wi-Fi públicos em outubro, de acordo com dados publicados pela Teleco. Atualmente, 795 municípios brasileiros têm acesso Wi-Fi disponível para a população, inclusive em áreas rurais. O número total de hotspots no Brasil atingiu a marca de 67.953.

Estas são as perspectivas da Ruckus Wireless para 2014:

Principais tendências de Wi-Fi: previsões 2014 para o setor corporativo

1. A adoção dos pontos de acesso (APs) 802.11ac vai aumentar, impulsionada principalmente por mais dispositivos habilitados para 802.11ac, e também por conta da oferta de APs 802.11ac 2x2 de menor custo pelos fornecedores.

2. As soluções em nuvem para gestão e serviços Wi-Fi continuarão a fornecer tecnologia 'fora de alcance' para as PMEs.

3. Análise de localização com base em Wi-Fi vai desempenhar um papel maior para as organizações aumentando a inteligência de negócios, a definição de políticas de segurança e a melhoria da experiência Wi-Fi gratuita do cliente/usuário.

4. As estatísticas irão tornar-se mais importantes, especificamente para correlacionar muitos pontos de dados de clientes (locais, aplicativos, tipo de dispositivo, tendências, etc.)

5. Vamos ver uma continuação da adoção e integração de soluções BYOD e gerenciamento de dispositivos.

6. Hotspot 2.0 vai ter tração na empresa como mais um meio para fornecer acesso Wi-Fi.

7. As mídias sociais (Facebook , Google+), como credenciais de ingresso para acesso Wi-Fi, serão difundidas entre as organizações que fornecem o acesso a visitantes.

Principais tendências de Wi-Fi: previsões para provedores de serviço/ operadoras

1. Os consórcios de roaming Hotspot 2.0, em grande escala, se tornarão uma realidade. Eles irão permitir a conectividade automática e segura de redes Wi-Fi com dezenas de milhares de parceiros de roaming e milhões de APs. A maioria desses parceiros serão locais públicos que têm amplas implementações de Wi-Fi no interior.

2. As empresas continuam a olhar para serviços de Wi-Fi gerenciados e para resolução de problemas com a complexidade da rede, novos serviços e uma escassez de competências em muitas empresas de TI.

3. Os serviços baseados em localização irão tornar-se uma parte rentável de serviços gerenciados.

4. Handoff Wi-Fi simples vai se tornar uma realidade com tecnologias como 802.11r e 802.11k fazendo seu caminho para dispositivos móveis e APs.

5. MSOs de cabo em todo o mundo vão continuar a adotar, de forma agressiva, a tecnologia Wi -Fi, como forma de afastar o excesso de construtores, adicionar ao seu pacote de serviços e pegar as melhores localizações. Isso também irá definir o cenário para as relações com MNOs em roaming no futuro.

6. O trabalho continua na convergência de Wi-Fi e pequenas células LTE, mas as células pequenas são improváveis ​​de surgir em grande número antes de 2015.

7. Sistemas de gerenciamento de Wi-Fi de operadoras começarão a chegar à infraestrutura de rede Wi-Fi de classe de operadora.

8. O trabalho prosseguirá em soluções relacionadas a políticas, que ajudarão smartphones a selecionar entre Wi-Fi e conectividade celular. Esta é uma questão complexa e que não será resolvida por mais alguns anos.

9. A tecnologia 802.11ac continua a fazer incursões, com passo para frente realmente convincente vindo com multi-usuário MIMO em Wave 2. Isso permitirá que os pontos de acesso falem com até 4 smartphones de único fluxo ao mesmo tempo.

10. Não importa quanto a capacidade da rede é colocada no lugar por meio de uma combinação de celular e Wi-Fi, nunca será o suficiente. Mais espectro e ideias de compartilhamento do espectro são necessários, junto com cada vez maior densificação da rede.

Os usuários precisam se conectar em qualquer lugar, a qualquer hora e a tecnologia Wi-Fi pode ajudar a tornar isso possível de uma forma custo/efetiva.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.