Conheça as novidades da atualização do Windows 8.1

Mudanças do sistema operacional da Microsoft vieram para deixá-lo mais amigável para os usuários de mouse e teclado

09 abril 2014

Nesta terça-feira (8), foi iniciada a primeira grande atualização do Windows 8.1. O novo update é obrigatório caso os usuários queiram continuar recebendo outras correções e atualizações no futuro.

De acordo com o site Olhar Digital, as mudanças do sistema operacional da Microsoft vieram para deixá-lo mais amigável para os usuários de mouse e teclado. "São mudanças pequenas, mas que indicam que a Microsoft parece ter reconhecido que fazem falta".

Confira as novidades mais importantes:

Ligar o computador direto no modo desktop

Quando o Windows 8.1 foi lançado, era possível escolher caso quisesse que seu computador ligasse na interface Metro, com os blocos dinâmicos, ou se ele preferia o desktop tradicional, como dos modelos anteriores. Porém, a opção não era simples de se achar. Agora, para computadores, o padrão se tornou ligar no desktop tradicional, mas com a possibilidade de voltar para o modo Metro de forma simples.

Apps “modernos” na barra de tarefas


Os novos aplicativos, da interface Metro, distribuídos pela Windows Store, não apareciam na barra de tarefa, um dos símbolos icônicos do Windows, complicando um pouco mais o sistema de multitarefa. Com a nova atualização, isso será diferente. Os aplicativos serão mostrados na barra de tarefas, desde que o usuário os mantenha fixos nesta região. A barra também passará a ser acessível mesmo quando um app “moderno” estiver em execução.

Barra de título em apps “modernos”

Outro grande símbolo do Windows que irá retornar, é a barra de título, que fizeram fama com os clássicos botões para minimizar e fechar aplicativos. Nas últimas atualizações eles não apareciam nos novos aplicativos “Metro”. Agora, ao passar o mouse na parte superior da tela, os famosos símbolos irão aparecer.

Aplicativos desktop serão padrão

Quando o usuário abria um vídeo ou áudio na versão anterior, o sistema favorecia os aplicativos “Metro” na hora de executar aquele conteúdo. A nova versão irá permitir a utilização de softwares tradicionais para abrir os arquivos, com a possibilidade de mudar, caso o usuário queira.
Segundo a Microsoft, estas mudanças são devido ao feedback recebido dos consumidores. “Eu gosto dos apps modernos, mas eu quero usá-los quando eu quiser”, afirma Chaitanya Sareen, chefe da equipe de design do Windows 8 e 8.1.

Botões de “Desligar” e “Buscar”

Agora desligar e pesquisar no Windows é muito mais fácil. Com um botão em formato de lupa no Metro, e também o clássico ícone de desligar a máquina, quem ficava sem saber como buscar ou desativar o PC irá conseguir realizar essas tarefas de maneira muito mais simples.

Novidades menores:

- A busca do Windows agora retorna também aplicativos da Windows Store nos resultados;

- Blocos dinâmicos agora mostram menus ao serem clicados com o botão direito do mouse;

- A lista com “Todos os aplicativos” agora destaca notificações e os novos downloads;

- O sistema ficou ligeiramente menor para algumas máquinas, abrindo mais espaço em disco;

- Internet Explorer ganhou novas funções para clientes corporativos

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    café com admMinimizar