Café com ADM
#

Conheça as marcas patenteadas pela Fifa no Brasil

A Federação patenteou mais de 1 mil marcas, expressões e imagens, além de ter conseguido junto ao governo brasileiro ajuda para intensificar o combate à pirataria

A proximidade da Copa do Mundo no Brasil tem feito a Fifa aumentar a fiscalização em torno do uso das suas mais de mil marcas registradas junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). Desde 2010, foram identificados 450 casos de pirataria e violações dos direitos das marcas.

A Lei Geral da Copa, de 2012, prevê que os símbolos oficiais, termos e marcas registrados pela Fifa não podem ser utilizados sem autorização explícita da federação. Como punição, o infrator pode ficar detido de 3 meses a 1 ano pelo uso indevido, falsificação ou por "marketing de emboscada", que faz o público acreditar que o produto é endossado pelos organizadores do mundial.

Além de patentear marcas, expressões e imagens, a Fifa conseguiu junto ao governo brasileiro ajuda para intensificar o combate à pirataria. A Federação elaborou um documento em que lista as marcas oficiais da Copa, além de explicitar como não podem ser utilizadas. Confira aqui o documento na íntegra.

A lista de marcas "proibidas" engloba desde símbolos do evento, logotipos, emblemas, fonte de letra, o mascote Fuleco, termos como "Copa do Mundo", "Brasil 2014" e o nome de todas as cidades-sede seguido de 2014. A lista completa pode ser vista no site do Inpi.

Veja alguns exemplos de uso indevido das marcas da Fifa:

- Anúncios que usem uma das marcas oficiais ou qualquer outro tipo de referência comercial ao evento;

- Promoções com ingressos para a Copa, exceto quando vindo de um parceiro oficial da Fifa;

- Uso comercial de tabelas e jogos da Copa, com associação com marcas de empresas não patrocinadoras do evento;

- Produtos com uso de marca ou designações oficiais da Copa;

- As marcas oficiais da Copa não podem ser usadas em domínios de websites (URLs), que tenham conteúdo comercial.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.