Confira um passo a passo de como emitir nota fiscal
Confira um passo a passo de como emitir nota fiscal

Confira um passo a passo de como emitir nota fiscal

Primeiro passo: descubra qual é o modelo que a sua empresa precisa emitir

13 março 2019

Para entender como emitir nota fiscal, é preciso, primeiro, compreender a importância desse documento para os clientes e para a empresa. Essa nota é a comprovação da tributação da instituição, ou seja, de que ela está em dia com o recolhimento de impostos da União.

Além disso, essa é uma forma de o consumidor se precaver mediante a um defeito ou uma necessidade de devolução do produto. Mesmo sendo fundamental, a emissão de nota fiscal só passou a ser obrigatória a partir de 2011 e, hoje, tem se tornado mais prática com o modelo eletrônico. Continue lendo este texto para entender como essa documentação é emitida. Boa leitura! como emitir nota fiscal

Descubra qual é o modelo que a sua empresa precisa emitir

É preciso entender quais são os tipos de nota que existem para não cometer erros e evitar que a papelada tenha que ser refeita. A NF-e, também chamada de nota fiscal de produto, é necessária para a venda e a compra de bens e produtos. Ela é aplicável tanto para e-commerce quanto para lojas físicas.

Já a NFS-e, que se trata da nota fiscal de serviço, é utilizada quando a empresa oferece uma prestação de serviços. Mais uma vez, ela pode ser aplicada a serviços offline e online. Por fim, a nota fiscal do consumidor, a NFC-e, é uma substituição ao cupom fiscal que serve para o cliente ter controle de suas transações.

Tenha o cadastro junto ao governo

Para que uma corporação possa gerar notas fiscais, é necessário que ela seja cadastrada na Secretaria da Fazenda da unidade federativa onde está localizada. Muitas vezes, isso já é feito de forma automática quando é obtido o CNPJ, mas é válido verificar se isso procede para o seu caso.

O cadastro em si é simples, mas é sempre bom contar com a orientação de um contador que tenha conhecimento na área e possa realizar os procedimentos legais sem dificuldade. como emitir nota fiscal

Tenha o certificado digital

Esse é um passo necessário para a emissão de nota fiscal eletrônica. Isso porque, por questões jurídicas, é necessário que a empresa tenha uma assinatura digital para comprovar a autenticidade da nota. Esse certificado pode ser adquirido junto a uma certificadora autorizada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras.

Automatize a emissão

Para evitar erros na documentação e facilitar o trabalho do setor contábil da sua empresa, é necessário contar com a automação desse processo. Isso pode ser feito pela aquisição de um software que realize a emissão de notas. Existem softwares gratuitos, mas a eficiência e a segurança são bem maiores ao contratar um serviço especializado. como emitir nota fiscal

Dessa forma, é possível contar com vantagens indispensáveis para o fluxo de um bom negócio. Os dados fiscais dos clientes, sua documentação e outras informações relevantes ficam salvas em nuvem e podem ser acessadas de qualquer lugar. Com isso, a emissão de NF-e é facilitada porque, após o cadastro, não é necessário fazer um novo preenchimento. Além disso, as notas são enviadas de maneira automática, sem que haja necessidade de fazer a solicitação, e a folha de pagamento dos funcionários é feita em questão de minutos.

Pronto! Agora, você já tem as principais informações sobre como emitir nota fiscal e sobre como isso é importante para o seu negócio! Lembre-se de que, para garantir uma gestão contábil com maior eficiência, é necessário contar com a automação desse procedimento!

Gostou deste conteúdo? Então descubra por que investir no gerenciador de notas fiscais eletrônicas.

E para ler mais sobre o assunto, confira o Guia Completo do SPED Fiscal da Sieg.


Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    café com admMinimizar