Confira cinco dicas para alavancar seu e-commerce no Natal

Somente as lojas online faturaram R$ 2,6 bilhões no período em 2012, segundo o e-bit, e a expectativa para esse ano é ainda maior

O Natal é a época que mais movimentada do comércio, tanto físico quanto eletrônico. Somente as lojas online faturaram R$ 2,6 bilhões no período em 2012, segundo o e-bit, e a expectativa para esse ano é ainda maior. Para que o e-commerce aproveite a época das festas de final de ano, são fundamentais a segmentação de ações e a experiência de seu usuário. Veja abaixo cinco dicas para realizar suas campanhas com sucesso:

Segmente seu público – O primeiro passo é conhecer bem o cliente e oferecer produtos de seu interesse. A segmentação é crucial para o sucesso da ação, com mensagens direcionadas com produtos selecionados de acordo com o perfil de cada cliente e que tenha se cadastrado ativamente e optado por receber suas ofertas.

Diferencie sua campanha – A concorrência no e-commerce é alta, e nesse período torna-se ainda maior. As campanhas precisam de um diferencial competitivo, como design caprichado e conteúdo atraente ao bolso do cliente, seja por oferta, frete grátis, ou brindes. Esses bônus podem ser decisivos na hora do consumidor optar pela loja.

Não insista – O relacionamento com o cliente exige muito cuidado. Por mais que sua base seja segmentada, a interação deve ser realizada na medida certa. Encher o consumidor de mensagens causa um efeito negativo, ninguém gosta de receber dezenas de e-mails e mensagens repetitivas. Seja objetivo e conveniente, a fim de evitar que sua campanha de e-mail marketing entre para a lista de mensagens indesejadas ou mesmo que torne o endereço IP comprometido.

Divulgue com credibilidade – Os consumidores acompanham os preços dos produtos de seu interesse por períodos, às vezes meses. Quem conseguir chegar até o usuário de forma consistente e divulgar ofertas pelas quais ele espera, independentemente do tipo de mídia, já sai na frente. Próximo ao Natal, os preços praticados são importantes, mas ter parceiros sérios e confiáveis para levá-los até o consumidor mais propenso à compra é o que destaca os melhores varejos online. Escolha veículos idôneos, que sabem o que seus consumidores querem e como alcançá-los.

Prepare a Logística - O respeito pela promessa feita ao usuário é essencial, principalmente nesta época de alta demanda. A logística deve estar pronta para garantir que prazos de entrega serão cumpridos rigorosamente, porque um presente de Natal não pode chegar após a data. Prometa apenas o que o esquema logístico é capaz de cumprir. Um prazo maior pode surpreender o usuário pela eficiência ao entregar a compra antes do esperado. Com tudo funcionando perfeitamente, a loja ganha a confiança do consumidor e faz com que ele retorne em outras ocasiões.

Anna Schmidt é Gerente Geral da Insight Media, empresa especializada em envio de e-mail marketing para bases opt-in segmentadas.

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