Confira 5 dicas para administrar melhor o seu dinheiro
Confira 5 dicas para administrar melhor o seu dinheiro

Confira 5 dicas para administrar melhor o seu dinheiro

O que você faz com seu dinheiro? Se analisar friamente, é você que trabalha para ele ou é ele que trabalha para você?

23 janeiro 2019

Todo administrador precisa ter a capacidade de agir estrategicamente para garantir o crescimento de sua empresa. Isso inclui planejar orçamentos, definir mão-de-obra, cuidar dos recursos humanos, acompanhar fluxo de caixa, entre tantas outras questões. Porém, com tantas tarefas, muitos deles acabam deixando de lado uma tarefa tão importante quanto cuidar dos negócios: manter a saúde das finanças pessoais.

O que você faz com seu dinheiro? Se analisar friamente, é você que trabalha para ele ou é ele que trabalha para você? Sabemos que falar de finanças pessoais ainda é um tabu, mas manter essas duas áreas em equilíbrio é fundamental para o sucesso. Por isso, hoje vamos falar sobre finanças pessoais e vamos apresentar 5 dicas fundamentais para quem deseja mudar essa realidade e começar a administrar também o seu dinheiro. Vamos lá?

1 - Controle todos as entradas e saída de dinheiro

Você acredita que a maioria das pessoas não sabem exatamente o quanto ganham e quanto gastam? Essa é uma situação preocupante e que pode facilmente sair do controle, se tornando um problema, já que não existem limites. Se você se encaixa no time dos desinformados sobre suas fianças, que tal baixar essa planilha de controle de gastos? Ela é muito fácil de usar e vai facilitar a sua rotina.

2 - Gaste de forma consciente

Mudar o mindset é importante para quem tem um objetivo financeiro. Não estamos falando que você precisa poupar ao extremo, mas sim repensar alguns gastos. Sejamos francos, não vai ser simplesmente abandonando aquele cafezinho na padaria que você vai enriquecer. O segredo está em repensar os gastos e a urgência de cada um deles. Financiamentos e juros abusivos cobrados por bancos são grandes vilões que todo mundo deve evitar.

3 - Se pague antes de gastar

Não espere sobrar para investir. Sabemos que quem faz isso não consegue atingir seus objetivos. Separe um valor pré-determinado da sua renda e viva com o restante. No início vai ser difícil, mas depois se torna um hábito e vai passar a fazer parte da sua rotina. Para construir um bom patrimônio, indicamos que você invista pelo menos 10% do seu salário, que deve ser encarado como despesa. Assim fica mais fácil manter a disciplina.

4 - Pense a longo prazo

Todos sabemos que as maiores conquistas não acontecem do dia para a noite e com o dinheiro não seria diferente. É importante administrar o dinheiro para ter uma reserva de emergência, afinal, imprevistos sempre acontecem. Mas pensar a longo prazo garante um futuro mais tranquilo. Se aposentar com uma renda extra proveniente de seus investimentos é uma forma muito agradável de curtir a vida quando a rotina desacelerar. Por isso é fundamental que você pense a longo prazo.

5 - Invista em bons produtos

Sabe aquelas ofertas milagrosas que prometem ganhos extraordinários? Caia fora porque é cilada. Ou então aquele fundo de investimentos que seu gerente do banco oferece, mas que não informa as taxas? É cilada também. Ou então a poupança? Péssimo! Bons investimentos demoram um tempo para serem construídos. É de tijolinho em tijolinho que surge um muro forte e sólido.

Com a correria do dia a dia é um pouco difícil achar tempo para pesquisar, estudar e administrar uma carteira de investimentos diversificada. Por isso uma boa alternativa é optar por corretoras digitais que fazem toda a parte burocrática. Uma ótima plataforma, e que vem ganhando destaque nacional, é a da Warren. Ao realizar seu cadastro na plataforma, o Warren, gestor digital de investimentos, traça o seu perfil de investidor e sugere os melhores portfólios de produtos para que seu dinheiro renda mais. É tudo muito fácil e descomplicado. Você pode acessar a plataforma através do site da Warren Brasil ou então baixar os aplicativos na Apple Store ou na Google Play.

E agora, pronto para assumir o controle das suas finanças pessoais?

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    café com admMinimizar