Como transformar o RH em um setor estratégico

Técnicas de mensuração podem fazer a diferença em uma das áreas mais importantes das empresas

Como criar mecanismos para mensurar os investimentos realizados em projetos de RH?; Como trabalhar com um orçamento enxuto e ainda assim gerar resultados?; ou Como aumentar a integração e gerar sinergia com os executivos chave da organização são alguns dos muitos questionamentos dentro das empresas.

O setor de Recursos Humanos das empresas é um dos mais ocupados e responsável por inúmeras atribuições. Porém, uma pesquisa realizada nos Estados Unidos em 2010, com CEOs de organizações de médio e grande porte, demonstrou que a maioria atribuía ao ROI (Return On Investiment) máxima importância, mas apenas 4% conseguiam ter acesso a esses dados sobre seus programas de desenvolvimento humano.

Pensando nisso, Caroline Calaça, diretora da Development, organização que se dedica ao estudo, a pesquisas e ao desenvolvimento de metodologias e técnicas aplicadas à abordagem de coaching no Brasil e no mundo, desenvolveu uma metodologia para apoiar o RH a atuar como um setor estratégico e que apresente bons resultados para toda a corporação em programas de coaching executivo e possa replicar este método em seus inúmeros outros projetos de desenvolvimento de talentos.

A metodologia consiste em observar, avaliar e aplicar cinco temas centrais, sendo eles:

1: Reações e Ações Planejadas - Mensurar a satisfação do participante com a experiência de Coaching e avaliar o plano de ação definido para atingir seus objetivos.

2: Aprendizado - Mensurar mudanças de conhecimentos e habilidades para atuação em sua atividade atual ou futura, dependendo do objetivo do projeto.

3: Aplicação e implementação - Mensurar mudanças no comportamento e progressos em relação a aplicação do conhecimento no presente e as pretendidas para o futuro, após a finalização do coaching.

4: Impacto no negócio - Avaliar mudanças mensuráveis de impacto no negócio ocasionadas pelo programa de coaching.

5: Retorno no Investimento - Comparar benefícios financeiros obtidos com os custos do programa de coaching.

O método visa alcançar alguns objetivos:

- Aumento da Produtividade

- Reduções em absenteísmo e turnover

- Reduções de prazos para entrega de atividades

- Aumento de qualidade/redução de perdas

- Aumento da satisfação do cliente

- Aumento do valor da oportunidade

“Vale ressaltar que quanto mais o coaching estiver alinhado à estratégia da empresa, maior será o ROI. O projeto de coaching pode ser apenas uma etapa para a concretização da estratégia do negócio e este período de investimento pode contribuir e impulsionar o alcance dos objetivos almejados, por meio de metas e um processo disciplinar organizacional”, afirma Calaça.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.