Como sua empresa pode se preparar para a transformação digital
Como sua empresa pode se preparar para a transformação digital

Como sua empresa pode se preparar para a transformação digital

O processo que leva empresas a moverem suas operações para o mundo digital já está em curso. No entanto, muitos negócios ainda encontram dificuldades para traçar estratégias com as novas tecnologias. Confira algumas dicas:

Nada de "coisa do futuro": a transformação digital já está acontecendo, agora, em todo o mundo. O processo que leva empresas, independentemente de seus portes e áreas de atuação, a moverem suas operações para o mundo digital já está em curso. No Brasil, entretanto, muitos negócios ainda encontram dificuldades para traçar estratégias com as novas tecnologias, seja por desconhecimento na área ou por falta de uma mão-de-obra qualificada para serviços de TI. Abaixo, selecionamos alguns pontos essenciais para qualquer negócio que deseja se manter competitivo e eficiente nesta nova era da tecnologia:

1. Automatize processos

Quer aumentar a produtividade da sua empresa? Automatize processos. A tecnologia nas empresas pode promover a integração de equipes e agilizar o trabalho. Entre as vantagens da automatização de processos está o aumento da eficiência, já que há uma maior racionalização no uso de recursos; a redução de custos, visto que processos poderão ser realizados por softwares e marcas e não por pessoas; a escalabilidade, que permite aumentar o número de vezes de execução de um processo; e maior confiabilidade da informação, já que coletas manuais de dados, suscetíveis a erros humanos, são substituídas por transferências entre softwares.

2. Foque na experiência do cliente

O cliente deve ser o foco central do processo de digitalização do negócio. Por isso, a experiência do usuário com a sua marca é importantíssima. Desenvolvimento de plataformas mobile ou aplicações web são exemplos clássicos de como aproximar o seu negócio de seus clientes. Com um atendimento personalizado, o consumidor sente que o negócio o conhece e entende suas demandas, o que contribui para a sua fidelização. Os serviços de TI não devem cuidar apenas de aplicações e infraestruturas, ele deve ser proativo para trazer melhorias e gerar satisfação. Para sua empresa atingir esse objetivo, ela deve contratar prestadores de serviços sérios e bem-capacitados.

3. Aposte na nuvem

Uma das grandes apostas para a computação é a nuvem. Segura, estável e barata, a nuvem permite que empresas armazenem seus dados e aplicações com segurança de alta confiabilidade, evitando furtos e sequestros de informações. Além disso, serviços de cloud contam com infraestrutura altamente escalável, com prevenções para as mais inesperadas adversidades, como eventos naturais. E enquanto servidores internos são caros e requerem manutenções custosas, o uso da nuvem permite um rápido provisionamento de recursos, permitindo que seu negócio tenha mais tempo dinheiro para investir em seu próprio crescimento.

4. Aproveite as tecnologias de Inteligência Artificial

Para departamentos de TI, a Inteligência Artificial já faz toda a diferença. Uma pesquisa da Tata Consultancy Services indicou que 67% dos responsáveis por TI já utilizam a Inteligência Artificial para detectar ameaças à segurança, automatizar tarefas de administração de softwares e solucionar problemas de usuários. Mas não é só esse departamento que pode se beneficiar. Na área financeira, por exemplo, a IA pode ajudar com previsões para tomada de decisões referentes a lançamentos de produtos ou análises de créditos de clientes. No marketing, pode ser uma aliada na hora de oferecer conteúdos relevantes ao público-alvo do seu negócio e anúncios segmentados, além de definir as etapas da jornada de compra.

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