Como os exemplos das seleções podem ser usados nas empresas
Como os exemplos das seleções podem ser usados nas empresas

Como os exemplos das seleções podem ser usados nas empresas

Desenvolver atividades que melhorem a relação entre a equipe é fundamental para que as pessoas tenham condições de se conhecer melhor, como também para criar um clima de cooperação

Além de bastante festa, o período da Copa do mundo é também o momento ideal para motivar os funcionários de uma empresa. Para isso, não há nada melhor do que se espelhar em uma seleção nacional. Muitos já devem estar familiarizados com o termo “gestão de pessoas”, utilizado frequentemente no ambiente profissional no que diz respeito ao gerenciamento de pessoas, trabalho em equipe, liderança, feedback, entre outros. O curioso é que podemos aplicar este conceito a vários outros tipos de situação, inclusive a um time de futebol.

“Venho acompanhando o desempenho das seleções nacionais e observei alguns pontos que podem talvez explicar casos de sucessos e fracassos. Em minha opinião, não existe diferença entre a liderança de um técnico de futebol e de um gestor dentro de uma empresa, pois ambos têm que motivar e influenciar seus colaboradores para atingirem as metas definidas pelo clube ou pela empresa”, explica Barbosa.

Ele explica que no caso das grandes seleções, mesmo que todos os jogadores tenham um treinamento pesado, sejam talentosos e treinados por um técnico forte, o grande diferencial sempre estará no esquema tático adotado. O que geralmente acontece é que nos clubes os jogadores jogam de uma forma e na seleção de outra. Assim, o tempo que passam treinando juntos é muito curto para se adaptarem, e acabam tendo dificuldades para desempenharem bem o que foi passado pelo treinador. Para uma seleção ser vitoriosa é importante que todos incorporem o verdadeiro espírito da seleção, que é amor e orgulho de vestir a camisa, acima de qualquer coisa.

O trabalho em equipe é fundamental para se atingir resultados. É importante que o líder estabeleça um relacionamento de confiança com sua equipe, pois só assim a comunicação entre eles será eficaz. Desenvolver atividades que melhorem a relação entre a equipe é fundamental para que as pessoas tenham condições de se conhecerem melhor e instaurar um ambiente de cooperação e não de competição. É importante conhecer e respeitar o perfil de cada profissional individualmente para obter o melhor desempenho dele.

Cada equipe tem sua particularidade, entretanto, para uma seleção atingir seus objetivos é preciso potencializar os espíritos de grupo respeitando as individualidades. Assim, o empreendedor sendo um grande líder, certamente estará aproveitando o momento e os exemplos para crescer, em vez se reclamar do que pode acontecer.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.