Como o marketing está mudando com a 4ª Revolução Industrial
Como o marketing está mudando com a 4ª Revolução Industrial

Como o marketing está mudando com a 4ª Revolução Industrial

Pesquisa da Salesforce aponta que há novos padrões de engajamento a que os profissionais devem ficar atentos; já a personalização está mais refinada com a inteligência artificial

O marketing como conhecemos hoje surgiu em resposta às demandas da revolução industrial. Com o crescimento da população, houve um salto também no consumo e as empresas passaram a enfrentar cada vez mais desafios para se comunicarem com e venderem seus produtos para os clientes.

Com a chamada 4ª Revolução Industrial, ou manufatura avançada, novas demandas estão aparecendo. O comportamento dos consumidores mudou completamente: se antes a comunicação era um processo unilateral das empresas com seu público, no mundo conectado de hoje existe mais troca do que nunca.

A Salesforce, empresa de software on demand e líder na área de CRM, fez um mapeamento coma participação de mais de 4 mil líderes em marketing para analisar o impacto das disrupções tecnológicas na área de marketing e vendas das organizações. Os principais resultados você pode conferir logo abaixo.

1. Experiência vende mais do que palavras

Se antes a retórica — às vezes utilizada de forma inescrupulosa — era um fator importante para dar conta da venda dos produtos em estoque, hoje é a experiência do consumidor que fala mais alto. De acordo com o estudo, as empresas e departamentos de marketing estão apostando em experiências ligadas a cada etapa da jornada do consumidor.

Por exemplo, 45% das companhias focadas em marketing lideram iniciativa de experiência do consumidor; o número sobe para 54% quando se trata de equipes de alto desempenho. Ou seja, é o marketing que assume a tarefa, entre todas as áreas da empresa, de tomar à frente das ações inovadoras.

Os números segmentados para o Brasil, onde 301 profissionais foram entrevistados, mostram que, 48% dos casos, o setor de marketing toma à frente da inovação na experiência do cliente —dado superior à média global. Outro aspecto importante é que 59% das métricas de marketing são compartilhadas com a equipe de vendas — o que demonstra integração entre os setores.

2. O marketing de hoje é data-driven, mas ainda há desafios

A tecnologia, como não poderia ser diferente, também invadiu os departamentos de marketing. O estudo da Salesforce aponta que 87% das empresas do segmento integram tecnologia de publicidade com outras tecnologias de marketing.

Uma dessas tecnologias refere-se ao uso dos dados. Hoje, os profissionais observam mais as fontes de dados para fornecer experiências únicas aos clientes.
Isso significa que, se uma determinada ação de marketing para coletar leads de visitantes online quiser ser bem sucedida, deve ser rastreável e os dados cedidos pelos prospects precisam ser tratados com cuidado e responsabilidade. Assim, torna-se possível entender o cliente e entregar a experiência certa no momento certo da jornada de compras.


Video: State of Marketing (SOM)