Como negociar no mercado de ações se você é um iniciante?
Como negociar no mercado de ações se você é um iniciante?

Como negociar no mercado de ações se você é um iniciante?

As alternativas de investimento oferecidas pelo mercado de ações são infinitas

Se começarmos do básico, o futuro econômico de uma pessoa é determinado pelo dinheiro que ele ou ela ganha, a porcentagem que ele economiza do dinheiro que ganha e como ele investe o dinheiro que ele economiza. Enquanto os três pontos são importantes, a maior parte da sociedade se concentra no primeiro sem ter em mente que os outros dois permitiriam acumular patrimônio de forma segura e periodicamente.

Entre algumas das opções de investimento nas que qualquer cidadão pode acessar esta o mercado de ações (uma das melhores opções), a compra de imóveis, a renda fixa e algumas pessoas são inclinadas pelo acúmulo de objetos ou obras de arte.

Mas se investir no mercado de ações é muito mais fácil do que você pensa e está provado que, a longo prazo, é a jeito mais lucrativo... como começar a negociar no mercado de ações se você é um iniciante?

Para alguém que nunca investiu em ações de qualquer espécie antes, pode ser um pouco esmagador, pela quantidade de informações, pelos termos técnicos e talvez também pela incerteza ao correr riscos.

As alternativas de investimento oferecidas pelo mercado de ações são infinitas, dentro de suas principais funções podemos destacar a compra e venda de ações, títulos, moedas estrangeiras e até criptomoedas. Provavelmente as perguntas mais comuns são: Como as ações são compradas? Quanto dinheiro eu preciso? Quais ações eu compro? Quantas? Quanto é geralmente o ganho? O que mais preciso levar em conta? É seguro comprar com criptomoedas? Então...

O que devo fazer?

No caso da compra/venda de ativos, é necessário ter um corretor (também conhecidos como Brókers), ou seja, alguém que tenha a autorização necessária para executar esse tipo de ação no mercado. Para muitos especialistas, é uma das melhores escolhas para dar os primeiros passos no mercado de ações, simplesmente porque algumas dificuldades iniciais são salvas.

O mercado de ações tem uma segurança, rentabilidade, liquidez e flexibilidade muito superiores a qualquer outro tipo de ativo. Mas para que tudo isso seja feito harmoniosamente, é importante saber o motivo pelo qual nosso interesse em investir em ações foi despertado. Você não pode estar à deriva se entrar no mercado de valores, tomar decisões requer uma ação efetiva. Simplesmente porque o que está em jogo é o seu dinheiro.

Assim que você reconhecer esse objetivo motor, o próximo passo será organizar suas finanças pessoais. Aprender a administrar dinheiro requer ordem e disciplina, saber o fluxo de dinheiro nos permite determinar quanto estamos dispostos a investir (sem colocar nosso patrimônio no borde de um penhasco). No mercado de ações pode haver certas flutuações que não permitirão que você acesse ao dinheiro que investiu por um tempo x, diante esse cenário, ter uma imagem clara de suas necessidades, deixará você mais calmo ante uma emergência ou uma despesa importante.

Jogar tudo em uma carta só, poderia trazer consequências não desejadas, você deve se lembrar da importância de diversificar sua carteira de investimentos. Para isso, invista em diferentes instrumentos de mercado, evitando assim grandes perdas se algum dos setores apresentar uma queda significativa ou se o mercado interno do seu pais, estiver passando por um momento de instabilidade.

Analisar o comportamento de seus investimentos é outro ponto a ter em conta, acompanhar a compra e venda das suas ações, as razões e sua evolução, é essencial para reconhecer erros e sucessos. Toda essa pesquisa também fornecerá informações sobre qual é o seu perfil como investidor no mercado de ações, embora os resultados possam provocar mudanças na sua autoestima. Durante os primeiros meses é muito provável que você não ganhe praticamente nada, mas isso faz parte do processo. Sim, haverá operações em que você vai ganhar, mas também outras onde você vai perder, portanto, na balança dos primeiros tempos não terá ganhos claros.

Finalmente, há conceitos que também você deve fixar como parte de seus primeiros passos, o inicial são as chamadas ordenes de mercado (você compra ao preço cotado naquele momento) e a segunda é o que se conhece como ordens limitadas (em elas se decide quanto se quer comprar, mas devemos esperar a que o preço passe por esse ponto).

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento