Como identificar uma carreira em que realmente vale a pena investir?

As pessoas não deveriam ter a ilusão que tudo vai ser desafio e diversão o tempo todo

21 maio 2014

Por mais que se faça o que gosta, dificilmente um trabalho será “espetacular” o tempo todo. Isso vale tanto para jovens em início de carreira quanto para profissionais experientes que demoram a encontrar satisfação no que fazem e ficam num entra e sai constante de empresas, em busca do “lugar perfeito” para se trabalhar. Mesmo bons trabalhos também têm sua cota de burocracia, clientes difíceis, rotina e competição.

Segundo o consultor em gestão de pessoas, Eduardo Ferraz, o que vai diferenciar um emprego que vale a pena ter paciência e investir daquele que realmente precisa ser trocado é que no emprego bom, você passa 70% do tempo fazendo o que você gosta e que lhe dê oportunidade de crescimento profissional a médio/longo prazo. Os outros 30% são atividades desagradáveis que fazem parte do “pacote”. “É importante destacar que essa média deve ser analisada para o ano e não para dois ou três meses de trabalho. Em um ano, se você fez muito mais coisas agradáveis do que ruins, então você está no emprego certo. Agora, se for o contrário, 70% do tempo fazendo coisas que não gosta e sem perspectiva de troca então você precisa repensar e procurar um novo emprego”, completa o consultor.

As pessoas não deveriam ter a ilusão que tudo vai ser desafio e diversão o tempo todo. “Isso não existe, pois nenhum trabalho é 100% perfeito”. No entanto, passar por dificuldades não só é comum como também é importante para o crescimento do profissional. “Passar por momentos conturbados, aumenta a resiliência, a tolerância e o jogo de cintura. O profissional que aprende a lidar com frustrações costuma administrar mais facilmente os problemas o que o prepara para identificar melhor trabalhos que realmente valham investir”, indica Ferraz.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    café com admMinimizar