Como conseguir sucesso em um novo emprego?

Especialista compartilha dicas: não compare a nova posição aos trabalhos anteriores e busque dar o seu melhor desde o primeiro dia

Trocar de empresa e conseguir uma nova colocação no mercado de trabalho pode ser a chance de ser mais feliz e alcançar sonhos. Janaina Manfredini, coach da Effecta Coaching revela o que se deve ter em mente e como agir para transformar a nova oportunidade em sucesso.

Como começar bem em um novo emprego?
Se você está em um novo emprego quer dizer que passou por uma seleção e já foi aceito. É muito importante entender exatamente o que a empresa espera de você para que seja possível entregar mais que o combinado desde o começo. Se organize para dar o melhor de si desde o primeiro dia e mantenha isso para sempre. Outro fator importante é entender como o novo líder funciona e aprender a lidar com ele. Nem sempre ele é exatamente como se sonhava. Não porque ele não seja bom, mas porque a tendência é querer que todos sejam como nós, ajam e decidam como nós. Por isso é muito importante ter em mente que existem outras formas de agir e de pensar e que diferente não é pior ou melhor. Mas, sim, simplesmente diferente. Aprenda a lidar com o diferente. Esteja aberto para aprender, mesmo nas questões que você já se considere expert. É possível que você descubra novas maneiras tão eficientes quanto ou mais de chegar ao mesmo objetivo. Fique pronto e aberto para compartilhar conhecimento. Todos ganham com a troca de experiências, informações, conhecimento.

Quais atitudes devem ser seguidas?
Faça o melhor sempre na primeira vez. Se precisar de ajuda, fale. Se perceber que precisa melhorar seus conhecimentos em algumas tarefas, trate de procurar como. Pode ser dentro da própria empresa lendo os manuais de procedimento, com amigos que conhecem do assunto ou em cursos de curta duração. Mostre aos gestores que você está interessado. Pare de esperar que as pessoas lhe dêem todas as respostas e corra atrás. Esqueça os empregos anteriores e evite comparar.

Quais atitudes devem ser evitadas?
Tome cuidado com os colegas que comentam sobre as pessoas boas e ruins da empresa. Filtre tudo e deixe para você conhecer cada um através da sua perspectiva. Jamais fale mal de colegas. É preciso cuidado também com a tentação de formar panelinhas. Elas fazem você se sentir seguro, mas ao mesmo tempo passa uma imagem de imaturidade.

Como combinar a nova oportunidade com o sucesso financeiro e pessoal?
O sucesso financeiro e profissional é diferente para cada pessoa. É importante tê-lo definido previamente e se perguntar: quando vou me sentir bem sucedido? Se esse novo emprego faz parte do caminho para chegar lá, a possibilidade de você se sentir realizado é muito grande.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.