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Como a internet pode alavancar seu negócio
Como a internet pode alavancar seu negócio

Como a internet pode alavancar seu negócio

Segundo uma pesquisa do IBGE (2016), 64,7% das casas já possuem internet, o que significa mais de 116 milhões de pessoas com acesso à rede mundial de computadores

Se você tem uma empresa, já deve ter percebido que a internet é um instrumento essencial para alavancar negócios, indiferente do nicho, tamanho, missão ou capital. Se você deseja ser visto, tem que estar na internet!

E, neste contexto, estratégias de marketing digital, criação de sites e gestão de mídias sociais tornam-se de alta relevância, que qualquer empresário de longa estrada ou mesmo iniciante, como empreendedores que estão buscando por uma oportunidade para criar seu primeiro negócio, precisam considerar.

Os números são conclusivos, segundo uma pesquisa do IBGE (2016), 64,7% das casas já possuem internet, o que significa mais de 116 milhões de pessoas com acesso à rede mundial de computadores.

Isso se vale por causa da grande democratização que a banda larga trouxe, melhores serviços de internet e também ao advento do celular, que permitiu qualquer pessoa acessar a internet por um baixo custo. Ainda na mesma pesquisa, indica-se que quase 95% das pessoas que acessam à internet o fazem a partir de celulares.

Isso deixa o Brasil, segundo a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento UNCTAD, em quarto lugar como país que mais acessa a internet no mundo, atrás apenas da:

- China, com mais de 700 milhões;
- Índia com 333 milhões;
- Estados Unidos, com 242 milhões.

E os empreendedores do Brasil já perceberam isso e estão investindo cada vez mais no grande potencial que a internet oferece.

De acordo com o SEBRAE (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) 92% dos micro e pequenos empresários acessam a internet diariamente.

Ainda segundo a 3ª Pesquisa Nacional do Varejo Online, realizada pela SEBRAE com a E-commerce Brasil, das empresas que vendem exclusivamente pela internet, 90% são de pequeno porte.

Ou seja, para quem tem um negócio que está começando a caminhar, a internet é uma grande ideia. Isso porque:

- Possui baixo custo de investimento e operação;
- Permite um gerenciamento mais completo do negócio;
- É possível utilizar as redes sociais para gerar mais tráfego qualificado em seu site;
- Maior interação com seu público-alvo.

E muitos outros fatores. Vamos abordar alguns deles a seguir, a começar pelo mais importante, a porta de entrada da Internet: A criação de um site.

Criação de um site: por que é tão importante?

Antigamente, se você tinha uma empresa, era comum entregar cartões de negócio para se relacionar com fornecedores e clientes. Ele ainda é usado, mas não existe melhor cartão de negócio que um site na internet.

Ele é a maior vitrine para seus produtos e serviços. Ele aumenta a visibilidade da sua marca e, se bem trabalhado, com técnicas de marketing digital e um gerenciamento eficiente de mídias sociais, as possibilidades são infinitas.

Certamente possuir um site é a forma mais eficaz de aproveitar todo esse potencial que a internet oferece ao empreendedor. Mas para ter um site na internet você vai ter que lidar com escolhas, como uma boa hospedagem de site, que na verdade não são gastos e sim investimentos.

Os benefícios de ter um site são vários. Podemos citar, mais especificamente:

Mais facilidade em atingir seu público alvo. Permite que você encontre diretamente a pessoa que quer consumir os seus produtos e serviços;

- É possível transmitir de maneira clara seus valores e sua visão de negócios, gerando credibilidade entre clientes e outras empresas;
- Permite criar um layout chamativo, que vai destacar seus produtos e serviços de forma agradável e chamativa;
- É possível expandir o seu negócio, mesmo sendo local. Vai destacar seu empreendimento e fazer você ganhar autoridade em seu meio;
- Possui um custo reduzido, além de poder gerar alternativas de marketing, ao invés do caro marketing tradicional.
- Permite angariar clientes utilizando publicidades pagas através de serviços como AdWords.

E diversos outros. Mas existe algo fundamental que você tem que ter muito cuidado na hora de escolher: A hospedagem de site.

Hospedagem de sites para se fazer presente na internet

Para ter um site, é necessário registrar um domínio e contratar uma melhor hospedagem de site (um aliado para projetar e interagir no ambiente digital). É importante lembrar que o serviço de hospedagem de site que vai manter seu site online. Por esse motivo é importante escolher um serviço de hospedagem de sites de qualidade.

Investir nesta ferramenta é se manter ativo e com foco em resultados, pois ao contratar um melhor serviço temos vantagens como:

Segurança de dados – Importante contra invasões ou arquivos maliciosos. Isso faz diferença para você e para seu cliente e evita que sua empresa seja colocada no meio de um escândalo de vazamento de dados;

Capacidade de armazenamento – Dependendo do modelo de negócio, a capacidade de armazenamento da hospedagem de sites tem que garantir a funcionalidade;

Confiabilidade – A empresa de hospedagem de sites precisa ser confiável para não deixar você na mão em momentos críticos.

Além disso, este serviço oferece amplo suporte técnico e a velocidade de carregamento ideal que seus clientes merecem. É de suma importância a contratação de uma hospedagem de sites para oferecer uma boa experiência de navegação ao cliente.

Uma hospedagem de sites com baixa qualidade só vai prejudicar a performance do seu site, deixando o mesmo lento e passando uma imagem ruim para seus clientes.

Contratar um melhor serviço de hospedagem custa pouco e é um ótimo investimento, pois quanto maior a demora para carregar, maior a chances de você perder uma venda ou cliente, como já foi comprovado através de diversas pesquisas recentes.

Escolha do domínio: outra situação que merece atenção

Quando um filho está para nascer, uma das primeiras coisas que pensamos é qual nome poderíamos lhe dar, certo? Com seu site isso não é diferente.

- O domínio será o nome pelo qual você vai ser conhecido na internet. Por isso é importante pensar em:
- Um nome que seja fácil de pronunciar e curto;
- Que seja simples de lembrar;
- Considere trabalhar com uma palavra chave ao invés de um nome fantasia;
- Registre junto à sua hospedagem de sites ou a Registro.br mais de uma extensão de domínio (“.net”, “.com” e etc.);
- Considere registrar mais de um domínio, principalmente se os consumidores têm uma tendência a digitar o nome errado.
- Não esqueça que o endereço do site poderá ser divulgado através de mídias impressas e também pela própria internet. Então leve isso em consideração ao escolher o domínio para seu site.

E também é importante ressaltar que apesar de ser muito fácil registrar um domínio e até barato, isso não é algo que você deve ficar mudando com frequência, já que toda divulgação e autoridade da sua marca são construídos em cima do nome do domínio.
Não esqueça de registrar domínios com variações do nome da sua marca e também com erros ortográficos que possivelmente vão ser cometidos pelo cliente ao digitar o endereço do site, assim você não perde nenhuma venda com um baixo investimento.

Selecionando a plataforma

Este é outro passo importante para projetar seu negócio na internet. A plataforma sobre o qual seu site vai ser montado pode determinar o sucesso ou fracasso do seu site.

Dependendo de fatores como o tamanho e o objetivo do seu negócio, vai ser a baseada a escolha de sua plataforma.

Se você vai operar um blog ou site, plataformas como WordPress é o ideal para você. Com o WordPress você consegue colocar facilmente um site no ar utilizando ferramentas fornecidas pela própria empresa de hospedagem de sites.

Com poucos cliques você consegue colocar no ar um site com a plataforma WordPress. Também é possível escolher entre várias outras plataformas para sites, blogs e lojas virtuais. Essas são algumas das facilidades que você tem ao escolher uma melhor hospedagem de site.

Também é possível utilizar um criador de sites grátis no estilo faça você mesmo. Com um criador de sites é possível criar sites com um layout altamente customizável de forma fácil e rápida, e não precisa ter conhecimento em linguagens de programação.

Já para começar um e-commerce do zero — que suporta um grande número de acessos e de vendas — e com diversos recursos, Magento é uma escolha interessante e que deve ser considerada.

A vantagem desta plataforma é que com ela você pode escolher a hospedagem de sites que desejar, não ficando preso a nenhum servidor. Ao contrário do que ocorre com plataformas SaaS, onde você fica dependente de uma única empresa para hospedar seu e-commerce.

Agora vamos falar sobre a importância das redes sociais para alavancar negócios, e como elas podem ser utilizadas para o seu empreendimento.

Porque criar páginas nas redes sociais?

As redes sociais são outro fator a ser considerado, são mais de 130 milhões de usuários apenas no Brasil. Com tantos usuários conectados, as mídias digitais se tornam cada vez mais importantes para pequenos e médios empresários.

O seu impacto não pode ser desprezado, por isso vamos apresentar alguns motivos para ter uma presença ativa nas redes sociais.

Construindo autoridade

Nas redes sociais é possível que você construa a sua autoridade sobre determinado assunto, de forma a virar referência. Para isso, é importante disseminar conhecimento, e se estabelecer como especialista na sua área de atuação.

Como fazer isso? Postando conteúdo de qualidade, que vai ser visto pelos usuários e que visam resolver os problemas deles.

Então, identifique os problemas de seu público alvo, seja acessível e se comunique com frequência com sua audiência. Assim você vai conseguir se posicionar como autoridade.
Interaja com seu público

Muito relacionado com o tema acima. Não fique distante, responda questionamentos e seja uma presença ativa na vida das pessoas dentro das redes sociais.

Não trabalhe somente esperando elogios. Dúvidas e, principalmente, críticas, são ótimas oportunidades para crescer sua influência nas redes sociais.

Interaja o máximo que você conseguir, de forma a engajar seu público e mostrar presença nas redes sociais. Tente abordar temas de maneira diferenciada, com uma visão mais próxima do usuário. Procure entender o modo como seu usuário utiliza as redes sociais.

Engaje o seu público alvo

Trabalhe firmemente na plataforma que seu público alvo mais acesse, e faça com que ele se engaje com sua marca ou produto. Uma dica de engajamento é abordar temas com grande apelo nas redes sociais, como eventos importantes que aconteceram recentemente e que tem grande potencial de atrair a atenção das pessoas.

Ao promover conteúdo, ou mesmo criar promoções, além de vídeos e outras formas de se comunicar, você precisa tirá-los da inércia, fazer com que eles se engajem com sua marca ou causa.

Se atenha a uma estratégia e mantenha um ritmo de postagem, para fixar sempre sua presença. Preste atenção no que seu público quer, e vá atrás para atender essas necessidades.

Alcance maior

As redes sociais permitem um alcance maior para seu negócio. São milhões de usuários somente no Brasil e um mar de oportunidades.

Algumas dicas para aumentar o seu alcance nas redes sociais:

- Tente criar um vídeo que viralize;
-Invista nos influenciadores digitais;
- Pense em criar storytelling para sua marca;
- Trabalhe em parcerias com outras empresas;
- Publique um conteúdo de qualidade e diferenciado.
- Aborde temas atuais que estão tendo grande apelo na mídia.
- Percebe agora com mais nitidez como depende da internet para alavancar seu negócio?

Conclusão

Seguindo essas dicas é possível criar um negócio de sucesso, seja você um empreendedor novato ou experiente. A internet abre um mundo de oportunidades de alavancar seu negócio. Não deixe de começar o ano de 2019 colocando em prática todos os seus projetos para ter um negócio de sucesso.

Seguindo essas dicas acima você consegue criar um negócio de sucesso e empreender explorando todo o potencial que a internet oferece. Utilizar a internet não é mais uma opção e sim uma necessidade para garantir o sucesso da sua empresa.

Mesmo que seu negócio foque no meio físico, não dá para deixar a internet de lado, porque hoje em dia todo mundo está conectado. O simples fato da sua empresa não estar presente na internet já poderia arranhar sua reputação.

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