Café com ADM
#
Cinco razões porque o celular é a chave do e-learning
Cinco razões porque o celular é a chave do e-learning

Cinco razões porque o celular é a chave do e-learning

A principal questão é: você está pronto para tornar seu e-learning o mais envolvente possível?

Conhecido como um modelo de ensino não presencial, onde o aluno aprende por meio de conteúdos disponibilizados na internet e em que o professor, se existir, está à distância, o e-learning vem sendo cada vez mais utilizado pela sua facilidade e eficiência. Porém, para gerar engajamento, é necessário que ele seja elaborado de forma atrativa.

A principal questão é: você está pronto para tornar seu e-learning o mais envolvente possível? Para se preparar melhor, primeiramente, é preciso entender que o celular é peça fundamental na utilização dessa metodologia, seja para estudantes ou para treinamentos corporativos.

Outro ponto é que hoje em dia estamos muito dependentes dos nossos smartphones, afinal, o ano de 2019 acabou de iniciar e estamos sendo bombardeados por novos aplicativos, e-mails, tweets, entre outros. Com toda essa mídia lutando por atenção, é importante que seu software de aprendizado seja compatível com dispositivos móveis e tenha ferramentas específicas, como bate-papo, fóruns e ferramentas para intervenção dos alunos ou colaboradores.

A ideia é incorporar treinamentos ao novo método de aprendizado. Basta observar alguns fatos para entender porque o celular é essencial para o treinamento corporativo ou para a nova geração de estudantes. Aqui estão cinco exemplos que o motivarão a incorporar ferramentas centradas no mobile.

1. Os números falam por si só

Segundo o estudo KPCB, Internet Trends 2015 – Code Conference, 91% das pessoas consultam seu smartphone na busca por ideias enquanto concluem uma tarefa, 45% para tarefas profissionais e 32% acreditam que trabalharão principalmente em horários flexíveis no futuro por conta das novas tecnologias para o mobile. Tais dados só nos mostram que o uso de celulares tem sido fundamental para facilitar a vida dos seus usuários, tanto na vida pessoal, como profissionalmente.

2. O Mobile Learning já está presente no dia a dia

O Mobile Learning é um método de aprendizado em múltiplos canais, por meio de interações sociais e de conteúdo, usando celulares e tablets. E o que os números acima provam que a utilização da essa tecnologia não é mais um plus (algo a mais) - é uma obrigação para todas as organizações que estão olhando para o futuro e para a sustentabilidade de seus negócios.

3. Encaixa perfeitamente ao Microlearning

O Mobile Learning é a solução ideal para microlearning, ou microaprendizagem, uma metodologia de aprendizado com atividades com tempo reduzido, geralmente de 2 a 5 minutos. No âmbito corporativo, ele está relacionado a outro conceito bem conhecido, denominado "aprendizado just-in-time", que está disponível sob demanda e pode ser acessada a qualquer momento. Ambos são flexíveis, o que se encaixa perfeitamente no conceito de Mobile Learning.

4. Combinando Microlearning e Just-In-Time

Combinando o microlearning e o aprendizado just-in-time, a organização poderá implementar trabalho baseado em Activity Based Working (ABW) onde os funcionários são nômades, concluindo tarefas em uma variedade de espaços de trabalho flexíveis e ambientes apropriados para tarefas, muitas vezes no próprio local de trabalho ou em outros lugares. Instituições de ensino também fazem uso dessa técnica levando estudantes para fora da sala de aula.

Um exemplo disto é quando uma empresa dá uma aula na própria linha de produção, ou no caso de uma escola, em um zoológico ou aquário. Isso só poderá ser feito se a organização tiver uma plataforma de aprendizado otimizada para smartphones ou tablets. Para implementá-lo é necessário ter conteúdos modulares e oferecer uma plataforma otimizada para dispositivos mobile que possa orientar o aluno com dados e insights que possam ser utilizados futuramente.

5. Funciona para todos os tipos de aprendizagem

De acordo com um relatório Millennials at Work da PricewaterhouseCoopers (PwC), uma das maiores prestadoras de serviços profissionais do mundo nas áreas de auditoria e consultoria, até 2020 os Millennials formarão 50% da força de trabalho global. Como a tecnologia sempre fez parte da vida dessa geração, usar smartphones para o trabalho parece completamente natural.

Em linhas gerais, podemos concluir que as tendências no comportamento social e organizacional mostram que o treinamento por meio de dispositivos móveis é imprescindível e deve ser implementado de forma a aproveitar ao máximo as plataformas de aprendizado. É uma ótima ideia usar todas, ou pelo menos algumas das diferentes maneiras mencionadas para maximizar seu treinamento e se manter à frente nesta era dos smartphones, pois só assim a organização se manterá saudável.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.