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Cinco passos para fazer da sua empresa uma Seleção campeã
Cinco passos para fazer da sua empresa uma Seleção campeã

Cinco passos para fazer da sua empresa uma Seleção campeã

Técnico, zaga e artilheiro: entenda melhor essa analogia

Sua empresa precisa estar pronta para o mundo corporativo, que, a cada dia que passa, está mais competitivo. Você sabe que estratégias tomar e o que pode fazer a diferença na sua equipe?

Brincando com o clima de Copa do Mundo que está no País, confira as dicas que HAYS dá para fazer com que sua equipe seja uma seleção campeã:

Técnica certa pode ajudar a ganhar a partida

A importância do técnico é indiscutível para o sucesso de qualquer seleção e em uma empresa isso não é diferente. Cada vez mais as corporações buscam profissionais com habilidade para planejar e pensar de maneira estratégica. Além disso, ter um perfil de liderança faz toda a diferença. Este papel normalmente é desempenhado por CEOs e líderes das organizações focando a estratégia em pessoas e resultados. São eles os responsáveis pela técnica de ‘jogo’: ouvir ideias e definir quais são as mais interessantes para o momento da empresa, fazendo os ajustes de cada jogada quando necessário.

Ter uma zaga estratégica faz muita diferença

No futebol, ter uma defesa estruturada aumenta a vantagem competitiva no jogo. No dia-a-dia corporativo, quem faz esse papel são as equipes administrativa, de suporte, jurídica, de tecnologia da informação, contabilidade, entre outras. É importante ter profissionais estratégicos cuidando para que os procedimentos internos e relacionados aos clientes sejam atendidos com maior agilidade e nada passe despercebido em um contrato, por exemplo. Esse time de profissionais é responsável por evitar ‘surpresas’ no dia a dia operacional e por manter a casa ‘em ordem’ para que as outras posições possam “movimentar-se” sem preocupações.

Se o meio de campo está em sintonia, o time parte para o ataque

O mundo corporativo muitas vezes exige dos profissionais jogo de cintura para driblar situações inesperadas. Criatividade, habilidade para gerir pessoas e disciplina para colocar em prática as estratégias são pontos cruciais para o sucesso e exigem muito de áreas como Marketing, RH, Inteligência de Mercado, P&D etc. Responsáveis pelo ‘meio de campo’ no mundo corporativo, esses departamentos ‘armam’ o jogo, visualizam tendências, aproveitam as oportunidades e passam a bola para o ataque. Algumas organizações trabalham em esquema de BUs ou Business Unitis (unidades de negócio), para garantir que membros de diferentes áreas trabalhem alinhados para fazer a “bola rolar”. Isso garante base para que a estratégia chegue ao fim e os resultados sejam atingidos.

Todo time tem que ter bons atacantes

Finalizar um processo da forma adequada é o que garante resultados sólidos. Ter uma ‘linha de frente’ preparada para lidar com os stakeholders, enxergar vários cenários em mercados cada vez mais competitivos pode aumentar essa assertividade. Além disso, os ‘atacantes’ corporativos, papel muitas vezes desempenhado pelas áreas de venda, que jogam nas posições frente a frente com os clientes e finalizam as vendas para somar ao gol do time todo.

Hora de comemorar o gol

Nada é mais gratificante do que comemorar uma estratégia que deu certo. Os gols corporativos também precisam ser celebrados. Essa prática estimula a equipe ao, por exemplo, compartilhar as metas alcançadas periódica ou anualmente. Um bônus, um jantar em equipe, um brinde coletivo. Seja o que for, o importante é mostrar para o time que o esforço de todos surtiu efeito. Vale, ainda, apresentar o case, mostrar como a estratégia foi colocada em prática, celebrando e compartilhando as melhores práticas. Após a comemoração, hora de partir para novos desafios!

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