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Cinco motivos para apostar em um modelo de negócio inovador

Pesquisa da Accenture mostra que 60% dos empresários admitem que, sem novas tecnologias, terão dificuldades para sobreviver

Montar uma empresa no Brasil não é fácil, mas o verdadeiro desafio vem na sequência: fazer com que o empreendimento cresça e se consolide em seu mercado. Para isso, é necessário desenvolver um modelo de negócio que estimule o desenvolvimento de novas soluções ao mesmo tempo em que permite que a inovação tenha espaço nos processos internos.

Pesquisa da Accenture mostra que 60% dos empresários admitem que, sem novas tecnologias, terão dificuldades para sobreviver.

Confira cinco motivos para apostar em uma estratégia disruptiva e criativa:

Evite a “comoditização”

Independentemente de sua área de atuação, certamente você já ouviu a expressão commodity. Resumidamente, é um termo que designa produtos e serviços que possuem grande oferta ao mercado consumidor. Quando a empresa deixa de oferecer soluções inovadoras e passa a trabalhar com os mesmos elementos da concorrência, naturalmente ela passa a ser comparada com outras – quando isso acontece, resta apenas brigar pelo preço para atrair clientes. A inovação faz sua marca se destacar no segmento e sempre oferecer algo a mais para as pessoas.

Atraia os melhores talentos

O salário e as condições de serviço são fatores essenciais para contratar os melhores talentos para sua empresa, mas não são os únicos. Hoje, os profissionais, principalmente os mais jovens, preferem trabalhar em organizações que oferecem condições para que eles possam desenvolver soluções inovadoras. O perfil de colaborador ideal não é mais aquele que faz apenas o seu trabalho sem questionamento. As ideias mais criativas surgem justamente quando as pessoas têm tempo para pensar e imaginar novos produtos e serviços no segmento em que atuam.

Apresente soluções reais para o seu público

Basicamente o que explica o sucesso, ou o fracasso, de uma companhia é a eficiência de seu produto ou serviço para o público-alvo. Ou seja, se a solução desenvolvida é capaz de resolver problemas reais e até de melhorar a vida das pessoas. Pode parecer óbvio, mas não é simples fazer isso sair do papel para a realidade. Muitos empresários acabam falindo justamente por não conseguirem criar projetos que façam sentido aos clientes. Com a inovação desde o início do processo, todo o planejamento vai envolver as preferências dos consumidores.

Esteja atento às mudanças

Nada é para sempre no ambiente corporativo: o que dá certo hoje pode não apresentar nenhum resultado amanhã e as empresas precisam estar atentas a este movimento. Antigamente, as transformações eram mais lentas e facilitava a vida dos empresários, que poderiam aprender novos conceitos e estratégias sem interferir na rentabilidade do negócio. Atualmente, a situação se inverteu: as mudanças acontecem todos os anos e apenas as empresas que estão preparadas para absorver novos conhecimentos e, principalmente, mudar seus processos conseguem se destacar em um cenário tão competitivo.

Dê o próximo passo

Por fim, somente com a inovação é possível ir além e crescer em seu segmento. Empresários que relutam em inovar e desenvolver novas soluções não conseguem conquistar mais espaço. A lógica é simples: se você faz a mesma coisa há alguns anos, vai impactar apenas o mesmo público. Hoje, quanto mais valor você entregar em suas soluções, maior a chance de aumentar o faturamento e, consequentemente, mais escalabilidade terá o negócio.

Roberto BotturaCEO da Checkprice, empresa especializada na oferta de informações online para o mercado automotivo disponibilizando serviços de consultas veiculares, precificações e gestão de ativos com transparência e sem burocracia.

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