Café com ADM
#
Cinco dicas para um bom planejamento na hora de abrir um negócio
Cinco dicas para um bom planejamento na hora de abrir um negócio

Cinco dicas para um bom planejamento na hora de abrir um negócio

Pesquisa do Sebrae revela que apenas 62,6% dos entrevistados fazem planejamento estratégico

Um bom planejamento é uma das ações mais importantes para garantir a estabilidade financeira do primeiro negócio. Segundo estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), a falta de planejamento e desconhecimento do mercado são os principais fatores para falência ou estagnação de 41,64% das micro e pequenas empresas.

Para Roberto Muntoreanu, designer e sócio da agência de comunicação Binky, a falta de planejamento influencia e muito nesses números: "As empresas estão se interessando por planejamento, mas ainda não é absoluto. Em muitos casos, falta profundidade". Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae e Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), 62,6% dos empresários entrevistados revelam que fazem planejamento estratégico. 1.163 empresas responderam as perguntas.

Muntoreanu conta que iniciou o planejamento para a sua empresa dois anos antes de começar o negócio, e como resultado obteve saúde financeira rapidamente, sem nunca entrar no vermelho. Veja abaixo as dicas do designer para montar um planejamento eficaz:

1. Estude o mercado para saber onde está se colocando. 


2. Faça três previsões para o futuro de sua empresa: uma otimista, uma realista e uma pessimista. Planeje maneiras de modificar estas situações. 


3. Desenvolva um plano de negócios, isto proporciona uma reflexão sobre a empresa. 


4. Revise seu planejamento constantemente para ver se está funcionando da maneira como pensou. 


5. Lembre-se que planejamento é uma linha mestre, mas não é o dono da verdade. Planejamento tem que ter flexibilidade, se adapte às situações inesperadas.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.