Cinco dicas para mudar a sua carreira

o especialista em gestão de carreira, Claúdio Moraes dá cinco dicas para você melhorar a sua rotina profissional.

Uma das principais razões que faz com que as pessoas sintam dificuldade em promover mudanças em sua carreira é a crença de que isso terá que ser feito de uma vez, com um grande e único passo, através de desligamento imediato da empresa atual ou ações drásticas.

Mas não é verdade! O desejo de mudar o rumo de sua vida profissional não deve ser sinônimo de sofrimento. A melhor maneira é começar com pequenas ações, mas com foco que irão direcionar sua decisões da maneira mais fácil e correta.


1. Mudar dentro de sua própria área de trabalho

Se você gosta do seu trabalho mas não está contente com a empresa, tente procurar oportunidades em outras companhias que ofereçam boas oportunidades em sua profissão. Mande currículos, fale com conhecidos e procure pessoas que possam indicar seu trabalho nas empresas que você quer.Nessa hora, network é uma grande arma. Busque uma assessoria personalizada, contrate um gerente de carreiras, muitas pessoas não conhecem esse recurso e acabam não se sentindo a vontade para apostar em sua carreira e dar a ela seu real valor.

2. Comece um trabalho paralelo

Essa estratégia permite que você se mantenha no emprego atual enquanto faz outros trabalhos relacionados ao seu novo objetivo na carreira. Se você é um profissional que pode pegar trabalhos free-lancers essa é uma maneira muito boa de começar a traçar um novo "alvo" de trabalho e não ficar tão “dependente” do emprego atual.

3. Tente uma mudança interna

Se você gosta do local onde trabalha, vale a pena procurar caminhos para tentar uma mudança de funções ou mesmo de departamento. Só tome cuidado para que essa mudança seja direcionada para suas novas ambições profissionais. Conversar com seus gestores só ira ajudá-lo a fazer-se entender.

4. Volte a estudar!

Pré-requisito básico e uma ótima saída se você pretende entrar em um campo onde precise de cursos especializados ou que seja um trabalho muito diferenciado do que estava acostumado a fazer. Cursos e certificados fazem com que você aprenda os detalhes e segredos da nova área, dão mais credibilidade ao profissional e mais confiança ao empregador. Para colher resultados em sua carreira terá , necessariamente ,que investir nela, nada vem até suas mãos de graça.

5. Mudança total

Se você sabe o que quer fazer mas não suporta ficar nem mais um dia no seu trabalho atual a única saída é dar um passo radical - mudança total. Se for esse o caso, reúna toda sua coragem e saia para procurar um novo campo de atuação. É uma excelente opção, mas fique atento se você tem economias suficientes para não passar por dificuldades financeiras durantes esse período de transição. Nem pense em tirar férias com a família limitando seu fôlego financeiro para no momento mais importante da batalha por uma recolocação encontrar-se desesperado. Inicie a busca capitalizado e invista em você.

Cláudio Moraes é diretor da D"Moraes Assessoria em Recursos Humanos
ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento