Cinco dicas para minimizar os conflitos na sua empresa
Cinco dicas para minimizar os conflitos na sua empresa

Cinco dicas para minimizar os conflitos na sua empresa

Brigas podem ser substituídas por discussões saudáveis e construtivas

15 maio 2014

Estamos vivendo num mundo cada vez mais competitivo e inundado de informações. As pessoas nas empresas ficam tão focadas em cumprir suas tarefas individuais que às vezes esquecem que fazem parte de um organismo interdependente onde suas ações reverberam nas rotinas e atividades dos outros e vice-versa. A desconexão é tão grande que chega muitas vezes a cegar ou ensurdecer algumas pessoas que parecem não perceber o que está acontecendo ao seu redor. Isso faz com que as pessoas não se sintam pertencentes a um projeto maior e, dessa maneira, se iniciam os conflitos. Porém, será que o conflito é sempre totalmente ruim?

Você já deve ter passado por alguma situação onde achou que pessoas estavam contra você. Isso se dá pela necessidade de termos nossas expectativas atendidas, sem sequer refletirmos se essa expectativa não está exageradamente idealizada, ou seja, praticamente impossível de ser atendida.

Através de uma perspectiva diferente a respeito dos conflitos, confira cinco passos para que você consiga fazer do conflito uma oportunidade:

1- Alinhe as expectativas com aqueles que trabalham com você: Perguntar recorrentemente o que as pessoas esperam de você, do projeto que você está responsável ou de uma ação específica ajuda a se criar um momento onde as partes podem antecipar situações e desejos que normalmente achariam obvio, mas que na maioria das vezes não é. Pois o óbvio só é óbvio para quem o acha.

2- Aumente os vínculos afetivos com sua equipe: Quando falamos em afeto no ambiente profissional a principio soa estranho, porém necessitamos de afeto em qualquer situação. No trabalho as forma mais simples de demonstrar afeto são cumprimentar as pessoas ao chegar e ao sair, pedir por favor, dizer obrigada, se desculpar quando necessário, pedir licença. São todos aqueles simples aprendizados que tivemos na primeira infância, mas que por vezes ignoramos.

3- Prepare bem seus feedbacks negativos antes de compartilhá-los: A primeira coisa desta preparação é verificar a maneira mais eficiente de demonstrar sua intenção, falar do seu propósito de contribuir para o desenvolvimento de quem irá recebê-lo, falar do quanto você reconhece de pontos positivos a respeito dele antes de apontar a ponto frágil. Faça uma lista que tenha pelo menos uma qualidade da pessoa para iniciar a conversa e uma característica que endosse o porquê você confia na capacidade de melhoria desta pessoa.

4- Cuide para que todos se sintam parte dos projetos, mesmo nos quais não atuam: Trabalhe o sentimento de inclusão de todos os membros do grupo fazendo reuniões semanais para atualizar as novidades, os desafios e as conquistas, assim todos terão a oportunidade de sugerir e comemorar em conjunto.

5- Reconheça os potenciais e limitações das pessoas com quem se relaciona: Conhecer as principais características das pessoas com quem você trabalhar ajudará para que o ajude a superar os desafios mediante suas dificuldades e até com planos preventivos para lidar com elas. Além de poder estimular para que cada um utilize aquilo que tem de melhor a favor de aumentar sua performance e, consequentemente, seus resultados.

Utilizando estas sugestões, você atenderá as necessidades básicas para que as pessoas substituam os conflitos por discussões produtivas e bem intencionadas, pois não precisarão competir ou demonstrar superioridade, afinal elas fazem parte do mesmo time.

Todas as sugestões acima são simples para se aplicar e devem começar agora a fazer parte da sua vida. Afinal, você merece ser feliz em qualquer situação da sua vida, até nas aparentemente difíceis. Comece agora e aproveite para comemorar cada conquista!

Allessandra Ferreira é diretora Comercial do Great Group, especializado em Consultoria e Gestão Empresarial

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