Certificado Digital: saiba por que você precisa de um para o seu negócio
Certificado Digital: saiba por que você precisa de um para o seu negócio

Certificado Digital: saiba por que você precisa de um para o seu negócio

O Certificado Digital tem aplicações que vão desde a assinatura digital de documentos até o envio de obrigações acessórias para o governo. Entenda mais sobre essa tecnologia.

No mundo dos negócios, a principal garantia em qualquer transação são os contratos. É ali que estão lavrados os termos acertados, o valor do serviço e a forma de pagamento. Contratos só são válidos com as assinaturas de ambas as partes, o que pode ser algo bem inconveniente em um mundo cada vez mais voltado para o online. É aqui que entra o Certificado Digital.

Trata-se de um documento com validade jurídica que funciona como um CPF ou CNPJ digital e pode ser utilizado em diversas aplicações, como emissão de notas fiscais, cumprimento de obrigações acessórias, assinatura da escritura fiscal e contábil da empresa e, claro, assinatura de contratos digitais.

Conheça abaixo as principais vantagens no uso do Certificado Digital na sua empresa.

Agilidade e redução da burocracia

Tempo e agilidade são dois fatores cada vez mais decisivos para a competitividade das empresas. Seja você um empreendedor em um pequeno negócio ou diretor de um grande conglomerado, deve ter notado que é comum o fechamento de contratos nos quais as partes estão a centenas de quilômetros de distância.

Nesse contexto, o envio de documentos por meios postais ou até mesmo por fax atrasam o andamento dos negócios e geram uma papelada desnecessária. Com o Certificado Digital, a assinatura é instantânea e facilmente verificável.

Seu uso é tão vantajoso que alguns softwares de gestão empresarial e de emissão de NF-e precisam do Certificado para que funcionem corretamente. Tudo isso agrega agilidade em todas as etapas do negócio, ajudando sua empresa a se tornar mais competitiva.

Segurança

Um Certificado Digital é um arquivo formado por bits que reúne informações sensíveis sobre uma pessoa física ou jurídica. Ele pode ser usado para autorizar transações milionárias e transmitir informações críticas para o governo.

Podem existir reservas quanto à segurança das informações digitais. No entanto, é mais fácil que um contrato em folha de papel seja rasgado em um acidente ou em uma máquina fragmentadora do que a segurança do Certificado Digital seja quebrada.

A tecnologia “embaralha” os dados e transmite a informação desejada sem revelar o segredo de acesso. O arquivo do certificado só pode ser validado com uma chave única que pertence a você.

Ou seja, em vez acessar uma área restrita com uma senha e nome de usuário que ficam armazenados em um banco de dados, você pode usar a criptografia do Certificado Digital, que garante o envio de informações de modo que nem o próprio site conheça a combinação.

Além disso, o Certificado não é exatamente uma tecnologia recente: ele existe no Brasil desde 2001 e, desde então, as empresas fornecedoras têm aprimorado sua tecnologia.

Tem a mesma validade jurídica da assinatura

O nome é algo extremamente pessoal e intransferível, um código pelo qual todos nós somos reconhecidos. A assinatura explora não apenas o nome, como também a caligrafia, criando uma associação única entre ela e seu dono. Não é por acaso que é usada há séculos para validar contratos.

O Certificado Digital inclui também a assinatura digital do usuário. Isso significa que você pode assinar documentos no computador e enviar de volta sem precisar imprimi-los. Juridicamente, essa ferramenta tem o mesmo valor de uma assinatura física, conforme previsto na MP 2200-2, que instituiu a Infraestrutura de Chaves Públicas brasileira (ICP-Brasil). Portanto, não precisa ter receio de assinar documentos com o Certificado Digital.

Relacionamento com o poder público

Qualquer empresa precisa enviar e receber informações dos órgãos públicos, como Receita Federal, Caged, entre outros. Há empresas que negociam diretamente com o Poder Público ou atuam no segmento de exportação. Em todos os casos, o uso do Certificado Digital é extremamente importante, muitas vezes obrigatório.

O Certificado Digital é uma tecnologia amplamente utilizada nas relações de negócios e não há indícios de recuo na sua adoção. Com a Transformação Digital liderando os avanços tecnológicos e modificando para sempre as relações comerciais, o Certificado tende a se tornar onipresente.

Se você se interessou e deseja adquirir o seu Certificado Digital ou o da sua empresa, conheça a solução da Valid Certificadora e adquira o seu com 20% de desconto. A promoção só é válida por meio deste link e por tempo limitado.