Café com ADM
#
Cartunista lança álbum de figurinhas com manifestantes e policiais
Cartunista lança álbum de figurinhas com manifestantes e policiais

Cartunista lança álbum de figurinhas com manifestantes e policiais

O álbum criado por Sandro Menezes foi chamado de “Ñ Vai Ter Copa”

Enquanto muitas pessoas queimam álbuns de figurinhas da Copa com o objetivo de protestar contra o evento, o artista gráfico e cartunista Sandro Menezes criou um especialmente para criticar o evento. Intitulado “Ñ Vai Ter Copa”, as imagens do álbum trazem protagonistas das manifestações em vez de jogadores. Ou seja, no lugar de membros das seleções brasileira, argentina ou espanhola, os “colecionadores” encontrarão dois times: o primeiro, formado por manifestantes; e o segundo, com políticos e policiais.

Menezes publica um “pacotinho” com quatro imagens por semana, duas de cada time. As primeiras imagens publicadas trazem ilustrações da professora Lenita Oliveira, que enfrentou os policiais militares em um ato na Câmara Municipal, e os Black Blocs no time intitulado “nós”. Já no time “eles” aparecem o técnico Eduardo Cabral - uma referência ao prefeito Eduardo Paes e ao ex-governador Sérgio Cabral - e um guarda que destruiu doações feitas aos moradores da Favela de Telerj, em abril.

"Poucas vezes trabalho com humor, porque a situação dos direitos humanos não está para piada. Mas o álbum ficou uma coisa lúdica, ganhou um ar de arte de rua", diz Menezes. De acordo com o cartunista, para as próximas figurinhas, os colecionadores podem esperar o pedreiro Amarildo de Souza, que desapareceu no ano passado na favela da Rocinha (zona sul), e a PM, que aparecerá como stormtroopers, guardas do império de Guerra nas Estrelas.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.