Brasil é o mercado consumidor que mais cresce no mundo

Dentre os dez países que mais registraram marcas em 2013, o crescimento anual mais rápido ocorreu no Brasil (53%), Coreia do Sul (23%) e Turquia (18%)

A Unidade de Negócios de Intellectual Property & Science da Thomson Reuters, publicou um relatório contendo a análise de tendências de proteção de marcas globais atuais. A publicação acompanha a atividade do setor de marcas comerciais em 186 países, a qual serve como barômetro das atividades de empresas multinacionais no setor de marcas.

As análises utilizaram a ferramenta SERION® de pesquisa e triagem on-line, cobrindo as dez principais agências de registro de marcas, a atividade geral por setor de marcas e o volume total de marcas publicadas com base em dados da Thomson Reuters SAEGIS®, entre 1º de janeiro de 2007 e 19 de dezembro de 2013.

O estudo mostrou que os proprietários de marcas multinacionais desviaram o foco no ano passado e fixaram as atenções nas atuais economias emergentes. Um exemplo disso é a substituição do Reino Unido, Alemanha e Canadá pela Índia, México e Taiwan na lista dos dez maiores países que registram marcas.Segundo o estudo, o Brasil é o mercado consumidor que mais cresce (53%). Além dele, também foi destaque o crescimento rápido da Coreia do Sul (23%) e Turquia (18%), ocupando consequentemente o segundo e o terceiro lugar neste ranking.

A China é o país que mais publica marcas, com 860.000 novas marcas publicados em 2013, seguida pelos EUA, Brasil, Coreia do Sul, Turquia e Japão. Entre as classes de marca internacional, a classe 35, Propaganda e administração empresarial voltaram a ser a mais ativa, com mais de 440.000 marcas publicadas no mundo inteiro. A classe 35 é seguida pela classe 9: equipamentos científicos, náuticos, topográficos e outros equipamentos salva-vidas e de ensino, com mais de 280.000 marcas publicadas, que ano anterior estava na terceira posição.

“As marcas proporcionam uma boa visão das estratégias atuais de expansão das empresas multinacionais. Acompanhando continuamente os dados publicados de registros de marcas, buscamos descobrir insights estratégicos nas grandes tendências de negócios e expansão para novos mercados no mundo inteiro.”, disse David Brown, diretor de IP Solutions da Thomson Reuters.

O relatório completo pode ser acessado neste link 2013 State of Trademark Report.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.