Bovespa recua, influenciada pelos indicadores dos EUA

Mercado repercute dados sobre o crescimento econômico dos EUA. No Brasil, investidores analisam a ata da reunião do Copom.

Mercado repercute dados sobre o crescimento econômico dos EUA.
No Brasil, investidores analisam a ata da reunião do Copom.

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) opera em baixa nesta quinta-feira (31), após ter registrado na véspera o seu maior aumento diário em oito semanas. Por volta das 10h50, o índice Ibovespa - indicador de referência para o mercado brasileiro - apontava uma queda de 0,68%, aos 59.589 pontos.


A Bovespa segue o cenário dos EUA. Em Wall Street, os contratos futuros firmaram posição em território negativo, depois que o Departamento de Comércio apontou crescimento de 1,9% para o Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA no segundo trimestre, contra previsões de 2% a 2,3%.

Os dados de primeiro trimestre também foram revisados para baixo, de crescimento de 1% para 0,9%, e o PIB do último trimestre de 2007 também foi alterado, passando a apresentar variação negativa de 0,2%, contra expansão de 0,6%.



Na Europa, a quinta-feira segue com ares positivos, com as mineradores sustentando os ganhos. Na Ásia, o dia foi bom para a maior parte dos mercados, com ajuda dos Bancos Centrais locais.



Cenário interno
Por aqui, os investidores analisam a ata divulgada nesta quinta da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central realizada na semana passada. Segundo a ata, o BC apresentou a busca pelo centro da meta da taxa de inflação em 2009 como justificativa para o aumento da taxa de juros para 13% ao ano.

Na quarta-feira, a Bovespa teve uma forte alta no rastro da recuperação das empresas ligadas às commodities, e registrou seu segundo pregão consecutivo de valorização. O Ibovespa, principal indicador da bolsa paulista, terminou o dia com alta de 3,37%, aos 59.998 pontos. Foi a maior alta diária em oito semanas da Bovespa, que teve volume financeiro de R$ 6,4 bilhões.
ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.