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Black Friday e marketing digital: invista nessa relação

As empresas que resolvem investir devem saber que a primeira e principal tarefa é entender profundamente o seu público, com todas as suas peculiaridades

A tradicional última sexta-feira de novembro virou a tão esperada Black Friday, um movimento que começou nos Estados Unidos e se espalhou por todo o mundo. No Brasil, ganhou tração em meados de 2010, como sinônimo de compras e aquecimento na economia.

Para as empresas, a data é uma ótima oportunidade de vendas. No ano passado, o dia movimentou, aproximadamente R$ 2,48 bilhões. Com os avanços tecnológicos, o marketing digital se tornou o grande aliado para todo esse crescimento.

Essa ferramenta se tornou estratégica porque a forma de comprar mudou muito nos últimos anos. O consumidor, que antes ficava horas na TV ou até mesmo lendo jornais e revistas, passa cada vez mais tempo na internet, o que dificulta vendas com estratégias que se baseiam apenas no modelo offline.

Por isso, é imprescindível avaliar as formas de vender existentes atualmente e utilizar o Marketing Digital em suas mais diferentes estratégias, sejam em redes sociais, blogs, vídeos no YouTube e anúncios. O ponto ideal mesmo é fazer uso de todos os canais simultaneamente.

Aplicar essas estratégias de comunicação, por meio do ambiente digital, impulsiona as vendas de qualquer tipo de produto ou serviço, já que, para o consumidor atual, o importante mesmo é usufruir de um conteúdo de qualidade, personalizado e ter acesso a produtos que venham de encontro com seus desejos e necessidades.

O Marketing Digital coloca o consumidor no centro da questão. As empresas que resolvem investir devem saber que a primeira e principal tarefa é entender profundamente o seu público, com todas as suas peculiaridades. Se você entrega soluções que se baseiam nisso, a fidelização acontece naturalmente.

Mas não é só isso. A automação possibilita que as marcas e as pessoas fiquem mais próximas. Aqui sempre falamos: ame seu lead e seu amor será correspondido. Isso significa que, se você se preocupa com seu público, ele irá se preocupar com você também. A reciprocidade é muito forte.

Logo, se um cliente comprou de você na Black Friday e você se preocupou com cada detalhe antes e depois da venda, ele irá retornar. Vá além da concorrência – e não estou falando de embalagem. Um simples e-mail perguntando como foi a compra, a criação de um guia de melhores práticas ou até mesmo um vídeo explicando as funcionalidades do produto adquirido, agregará valor e favorecerá relacionamentos duradouros.

Diego CarmonaFundador, sócio e CVO da leadlovers, plataforma de automação em marketing digital.

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