Café com ADM
#

Bases do relacionamento interpessoal

O cenário organizacional vive um processo de constante transformação e, em virtude dessa realidade, as empresas precisam de profissionais dinâmicos e que se mostrem capazes de acompanhar as transformações.

O cenário organizacional vive um processo de constante transformação e, em virtude dessa realidade, as empresas precisam de profissionais dinâmicos e que se mostrem capazes de acompanhar as transformações. No entanto, não basta apenas adquirir tecnologia de última geração e ensinar novas metodologias aos funcionários. Hoje, é preciso ir além para alcançar uma performance que atenda às necessidades do negócio. E um pré-requisito fundamental para que isso aconteça é fazer com que as pessoas não apenas formem grupos, mas sim consigam trabalhar em equipe, em que cada um exerça um papel que complementa o desempenho do outro para assim atingirem objetivos comuns.

Mas como é possível fazer com que um grupo formado por vários indivíduos, em que cada um possui suas percepções de vida, experiências e opiniões próprias, forme uma equipe? A resposta pode estar no fortalecimento das relações interpessoais, por meio de investimentos em programas direcionados para que as pessoas colaborem para a construção de um clima organizacional agradável e produtivo.


No Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT) da Fiocruz, a área de Recursos Humanos desenvolve um trabalho direcionado para estimular as relações interpessoais entre os colaboradores. Essa sempre foi a preocupação da empresa, mas era tratada de forma isolada. Contudo, em 2006, com o ingresso de uma psicóloga no quadro funcional, através de concurso público, o ICICT/Fiocruz começou a realizar um trabalho mais estruturado. Atualmente, as ações personalizadas são chamadas de “Acompanhamento Individual”, e as coletivas ou de equipe foram contempladas pelo projeto “RH na sua sala: integração, educação e qualidade de vida no trabalho”.

RH.com.br
ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.