Bancos brasileiros aumentam tarifas de serviços em até 89%, diz estudo
Bancos brasileiros aumentam tarifas de serviços em até 89%, diz estudo

Bancos brasileiros aumentam tarifas de serviços em até 89%, diz estudo

Estudo do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor analisa preços de pacotes e serviços durante dois anos; veja tabelas

Em um período de dois anos, os cinco principais bancos do Brasil aumentaram o preço de serviços prestados em até 89%, é o que aponta a pesquisa do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) divulgada nesta semana. O estudo aponta que os aumentos de abril de 2017 a março de 2019 são até 12 vezes maiores que a inflação.

Na contramão da onda de acessibilidade e baixo custo, os bancos tradicionais continuam mantendo os preços dos serviços bancários em alta e promovendo reajustes abusivos de pacotes e tarifas avulsas, segundo o Idec que analisou 70 pacotes de serviços ofertados pelo Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú e Santander e ainda o de alguns bancos digitais.

O reajuste médio praticado no período foi de 14%, quase o dobro da inflação no período (7,45%). O maior reajuste foi aplicado pelo Bradesco, que teve variação de até 50% em um de seus pacotes. Quando analisadas as tarifas avulsas, entre os 20 principais serviços mais utilizados pelos consumidores, também foram encontrados aumentos acima do esperado.

Comparativo dos pacotes de tarifas com maior reajuste em dois anos

Banco

Nome do Pacote

Abril de 2017

Março de 2019

Variação

Banco do Brasil

Personalizado I

49,4

56,2

14%

Bradesco

Classic 2

28,0

41,9

50%

Caixa

Super Caixa

29,35

42,9

46%

Itaú

Itaú 3.0

30,0

35,0

17%

Santander

Cesta Básica

26,9

32,0

19%

Santander

Padronizado II

17,7

21,0

19%

Santander

Padronizado IV

35,2

42,0

19%

Fonte: Tabelas de tarifas disponíveis nos sites dos bancos | Elaboração: Idec

Com exceção do Itaú, que reajustou sete tarifas (35% do total) acima da inflação, todos os bancos tiveram mais da metade dos seus serviços reajustados acima do índice. Foram encontrados 50 serviços com reajustes entre 10% e 89%, este último 12 vezes a mais que a inflação do período.

Tarifas avulsas com os maiores reajustes em dois anos

Banco

Serviço Avulso

Abril de 2017

Março de 2019

Variação

Banco do Brasil

Pagamento de conta no cartão de crédito

4,50

8,50

89%

Bradesco

Retirada no cartão de crédito

10,0

16,0

60%

Caixa

Retirada no cartão de crédito

6,50

11,0

69%

Itaú

Saque em terminal eletrônico

2,05

2,50

22%

Santander

Compra e venda de câmbio

20,00

30,00

50%

Fonte: Tabelas de tarifas disponíveis nos sites dos bancos | Elaboração: Idec

Os bancos digitais, que atraem clientes por oferecerem menos burocracia e em muitos casos anunciando “tarifa zero”, foi constatado que todos possuem algum tipo de tarifa por algum serviço.

Serviços oferecidos pelos bancos virtuais e tarifas em março de 2019

Bancos Virtuais

Lançado

Possui tarifas?

Serviços tarifados

Agibank

2016

Sim

4 saques Banco 24h, R$ 6,49;

2 saques Banco 24h, R$ 3,99;

4 transferências p/ outros bancos R$ 1,90; Anuidade cartões, R$ 4,99;

Emissão cartão físico, R$ 12,99;

2° via cartão, R$ 9,90.

Banco Inter

2014

Sim

Tarifa de saque existe (R$5,00) mas é custeada pelo banco.

Iti (Itaú)

2019

Sim

Taxa de transação de 1%.

Tabela de tarifas indisponível.

Neon Pagamentos

2016

Sim

Transferência p/ outro banco, R$ 3,50; Depósito via boleto, R$ 2,90;

Saque Banco 24h, R$ 6,90;

Compras internacionais, 4% + IOF.

Next (Bradesco)

2017

Sim

Cesta Next, R$ 9,95;

Padronizado I, R$ 12,45;

Padronizado II, R$ 19,80;

Padronizado III, R$ 25,80;

Padronizado IV, R$ 38,90.

Nubank (Nuconta)

2019

Sim

Saque em Banco 24h, R$ 6,90.

Banco Original

2016

Sim

Pacote Original Ilimitado, R$ 12,90 por ano.

Superdigital (Santander)

2017

Sim

Saque no Banco 24h, R$ 5,90;

Saque no Exterior, R$ 19,90;

Emissão Extrato, R$ 2,00;

Transferência p/ outro Banco, R$ 5,90;

Cartão Virtual, R$ 4,90;

Cartão Físico 2° via, R$ 14,90 - Super Zero e Super Conta

Fonte: Site dos bancos – Elaboração: Idec

Para a economista do Idec Ione Amorim, “os bancos digitais repetem a falta de transparência na comunicação dos preços de seus serviços como as instituições tradicionais. Em geral, as tarifas existentes não são informadas na página inicial do site e, por muitas vezes, são difíceis de encontrar, assim como acontece com os cinco maiores bancos tradicionais do País”.

O Idec ressalta que é importante que o consumidor fique alerta para que os serviços oferecidos e preços não sejam incorporados ao discurso semelhante ao já existente do atual mercado. O Instituto recomenda ainda a busca pelo histórico de reclamações de cada banco, a comparação entre os serviços tarifados e atenção aos anúncios destacados como “sem taxas”, “não praticamos cobrança de tarifas exageradas” ou “você não paga pela abertura e manutenção de sua conta”.

Comparativo do desempenho do Índice de reputação do site Reclame Aqui

Bancos Tradicionais

Bancos Virtuais

Banco

N° Reclamações

Índice de Reputação

Banco

N° Reclamações

Índice de Reputação

Banco do Brasil

13.453

7,8

Agibank

4.490

8,7

Bradesco

14.892

7,9

Inter

8.215

7,6

Caixa

9.643

-

Neon

1.470

6,4

Itaú

11.298

7,7

Next

4.838

6,1

Santander

14.261

7,8

Nubank

4.632

8,0

Original

1.285

6,6

Superdigital

1.518

8,1

Fonte: Reclame Aqui. Acesso em 28/05/2019

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