Café com ADM
#

Baidu oferecerá proteção a usuários do Windows XP mesmo após descontinuação

Aplicativo pode ser usado como recurso após fim do suporte anunciado pela Microsoft

A partir de 8 de março, a Microsoft deixará de oferecer atualizações e patches de segurança para usuários do Windows XP. Como consequência, o software gratuito Microsoft Security Essentials também não terá mais atualizações para o sistema. Atento a essas mudanças o Baidu, serviço global de buscas e uma das principais empresas de tecnologia da China, compromete-se a manter o suporte para Windows XP no Baidu Antivírus, para garantir a segurança contínua de milhões de usuários em todo o mundo.

Um relatório da Net Applications, empresa de web analytics, comprova que o Windows XP ainda representa cerca de 30% das versões do Windows em operação no mundo, o segundo maior market share, perdendo somente para o Windows 7. Os especialistas de segurança do Baidu Antivirus explicam que quando o suporte de segurança não for mais oferecidos para o XP, o risco de ataques ao sistema crescerá muito. Por exemplo, crackers poderão aplicar conceitos de engenharia reversa em patches de segurança do Windows 7 para determinar se o sistema XP apresenta as mesmas fraquezas. Em caso positivo, eles conseguirão usar a falha encontrada para atacar o sistema operacional, o que significa que usuários do XP estarão sob risco constante.

“Existem vários usuários do XP mundo afora que confiam na segurança oferecida atualmente para seus computadores. Nossa intenção e não deixá-los no escuro”, revela Zhiqiang Dong, líder da equipe do Baidu Antivírus. “Por isso, nos comprometemos a continuar oferecendo nossos serviços de segurança para usuários XP em todo mundo”. Dong também revela que muitos usuários do XP preferem não atualizar o sistema operacional para uma nova versão porque os hardwares de suas máquinas não são capazes de executar versões atualizadas com uma velocidade razoável.

De acordo com Dong, o Baidu Antivírus utiliza um sistema de segurança triple-gate abrangente, que oferece aos usuários XP segurança completa. O primeiro “portão” é a primeira fase de segurança e impede a ação das ameaças antes de elas atingirem o computador ao bloquear, por exemplo, downloads potencialmente nocivos. O segundo nível de segurança é chamado de “cloud scanning” e bloqueia todas as ameaças conhecidas por meio de sofisticados sistemas de varredura local e na nuvem. O último “portão” é de “proteção ativa”, que impede que códigos desconhecidos atuem sobre áreas como, dispositivos USB plugados no PC, alteração no registro do sistema ou em seus drivers.



ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.