Café com ADM
#
Artigo - Como uma partida de futebol
Artigo - Como uma partida de futebol

Artigo - Como uma partida de futebol

"Como em um jogo: torcedores e jogadores acompanham e monitoram a evolução do time em busca de um resultado"

A equipe está motivada em busca de um único objetivo: fazer o gol em até 90 minutos. Os torcedores acompanham a façanha de minuto em minuto e quando a bola entra na rede todos vibram juntos, técnico, jogadores e torcedores. O mesmo ocorre em uma organização, ou, deveria acontecer.

Comparando com uma partida de futebol, as empresas também só alcançarão resultados positivos se houver a colaboração de todos que nela atuam. Além disso, o acompanhamento das ações e a clareza de cada processo são de suma importância para cada profissional. Como em um jogo: torcedores e jogadores acompanham e monitoram a evolução do time em busca de um resultado. Todos sabem o andamento do jogo, quantos gols faltam fazer e minutos para terminar. E é nesse âmbito que as companhias falham.

Nas empresas, porém, alguns gerentes consideram seus funcionários apenas como seres executantes e não pensantes, além de achar que eles têm o compromisso em realizar tarefas com qualidade sem considerar o nível de participação do funcionário.

Fique atento, pois está errado pensar que compromisso é o mesmo que comprometimento e que exigir tarefas se iguala a apresentar objetivos. O que as organizações devem entender é que comprometimento e compromisso precisam estar alinhados durante o processo, pois com esse envolvimento os colaboradores assumem as metas como conquistas próprias e isso os motiva a chegar a resultados, esses considerados objetivos.

Um bom líder tem três características imprescindíveis: saber a diferença entre solicitar tarefas e dar objetivos; entender a comunicação no nível do outro; e ser um educador, isso é, compreender racionalmente o desenvolvimento de uma ação dentro da organização.

Com uma equipe comprometida em busca de objetivos, no fim do jogo todos poderão comemorar o resultado, a partida estará ganha e a motivação será muito maior para a próxima disputa. Um líder de sucesso é aquele que conquista o título em conjunto com sua equipe, e jamais sozinho.

*Maria Regina Moraes Xausa é consultora da Fundatec

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.