Café com ADM
#
Apple comemora 30 anos do Macintosh
Apple comemora 30 anos do Macintosh

Apple comemora 30 anos do Macintosh

Em 1984, chegava ao mercado mundial o computador que colocou a companhia de Jobs e Wozniak em um novo patamar

No dia 24 de janeiro de 1984, em uma grandiosa e teatral apresentação, Steve Jobs apresentou a uma platéia de 2.600 espectadores a grande novidade da época em termos de computação. O Macintosh, ou só Mac, surpreendeu acionistas, jornalistas e applemaníacos, que, de boca aberta e ao som de "Carruagens de Fogo", esperavam pelas primeiras palavras de Jobs, na apresentação que entraria para a história.

O que aconteceu durante os 30 anos desde o seu nascimento e hoje é história. Atualmente, as apresentações da Apple continuam a gerar o mesmo burburinho e emoções descabidas nos entusiastas de tecnologia, deixando-nos impossibilitados de agradecer a Steve Jobs por seu legado.

O jornalista Steve Levy, meses antes do grande lançamento, se encontrou com o jovem engenheiro da empresa californiana. Nesta sexta-feira (24), ele revelou trechos inéditos de sua entrevista e mostra que Jobs sabia da revolução que causaria. "É incrivelmente ótimo", ele disse quando perguntado sobre o Mac. "É insanamente ótimo". A visão de que poderia mudar a forma com que as pessoas interagem com as coisas era o que levava Steve Jobs adiante.

Veja este vídeo em que Steve Jobs diz o que o movia:

Ao fim da histórica apresentação, o Macintosh, não cansado do frenesi que causava, resolveu ser o primeiro computador a se apresentar. "Olá. Sou o Macintosh. É ótimo sair daquela maleta, com certeza. Não estou acostumado a falar em público, mas quero compartilhar com vocês uma máxima que me ocorreu quando conheci um IBM de grande porte: nunca confiem num computador que não consigam levantar. Gosto de falar, claro. Mas agora quero sentar e ouvir. Assim, é com muito orgulho que apresento um homem que tem sido como um pai para mim, Steve Jobs". E, com a fala digitalizada finalizando, houve cinco minutos de aplausos contínuos e, segundo o jornalista Walter Isaacson, "um pandemônio, com gente na multidão aos saltos e socando o ar num frenesi".

Confira a evolução do Macintosh

O primeiro Macintosh (1984)

O computador tinha 128 KB de memória (hoje é conhecido como Macintosh 128k, para diferenciá-lo de modelos seguintes) e rodava com o Sistema Operacional System 1, que, mais tarde, já na versão 7.6, seria chamado de Mac OS.

Macintosh Portable

O primeiro microcomputador portátil da Apple lançado com processador Motorola 68000 com 16 MHz.

iMac (1998)

O novo design era arrojado, com cores fortes e de alto contraste para se popularizar com o público jovem.

iMac (2002)

iMac (2005)

iMac (2013)

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.