Aplicativo quer fazer você ler 600 palavras por minuto

Tecnologia se baseia em um método de leitura que promete uma economia de tempo de até cinco vezes

Mortimer Adler e Emile Faguet se contorcem em seus túmulos. Após três anos de pesquisas, uma startup chamada Spritz anunciou um aplicativo que permite uma leitura ultrarrápida das palavras -- entre 250 e até 600 palavras por minuto.

A tecnologia se baseia em um método de leitura que promete uma economia de tempo de até cinco vezes em relação ao que é gasto, em média, atualmente. Durante o Mobile World Congress 2014, evento de tecnologia que aconteceu entre 24 e 27 de fevereiro, a Samsung fez uma demonstração do aplicativo no smartphone Galaxy S5 e no smartwatch Gear 2.

É impressionante. Textos mais técnicos ou cotidianos (como e-mails) podem ser lidos em segundos. A Spritz explora a técnica de Apresentação Visual Serial Rápida (RSVP, sigla em inglês), que é aplicado em testes psicológicos para examinar a atenção do paciente. No app, as palavras são exibidas em sequência, metralhando o leitor, que não tem muito tempo para pensar ou refletir.

Entretanto, a empresa garante que a técnica pode ser uma grande aliada dos usuários. Cada palavra tem uma letra na qual os olhos repousam para entender o significado, chamada de Ponto Ótimo de Reconhecimento (ORP). Quando uma palavra é reconhecida, o cérebro espera enquanto os olhos movem-se para a próxima, e a pontuação fecha o significado.

"Remover o movimento dos olhos associado aos métodos de leitura tradicionais não apenas reduz o número de vezes que seus olhos se movem, mas também diminui a quantidade de vezes que seus olhos passam sobre as palavras para que seu cérebro as entenda", diz a empresa, que garante tornar a experiência de leitura "extremamente eficiente, precisa, conveniente e confortável".

Segundo a Spritz, apenas 20% do tempo é gasto no processamento do conteúdo, e boa parte do tempo é gasta apenas no movimento dos olhos. Com o alinhamento dos ORPs de cada palavra, é possível otimizar o tempo de leitura. Para ler, é necessário manter os olhos fixos enquanto uma torrente alucinante de termos é exibida. Veja nos gifs abaixo.

250 palavras por minuto

350 palavras por minuto

500 palavras por minuto

É possível ajustar a velocidade para outros valores entre 250 e 600 palavras por minuto, dependendo da prática do leitor, no site oficial. A ambição da Spritz é oferecer, futuramente, até mil palavras por minuto. O serviço ainda não está disponível comercialmente, mas a empresa procura parceiros para viabilizar o aplicativo.

Você leria "Os Irmãos Karamazov" ou "Ulysses" com esse aplicativo? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Com informações do Tecmundo e Spritz

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.