Café com ADM
#
Aplicativo monitora denúncias de trabalho escravo no setor de moda
Aplicativo monitora denúncias de trabalho escravo no setor de moda

Aplicativo monitora denúncias de trabalho escravo no setor de moda

O app mantém uma compilação das reportagens publicadas no site da ONG e um catálogo com a classificação de diversas marcas

Com tantas denúncias de trabalho escravo na indústria da moda, fica difícil para os consumidores acompanharem tudo e manterem um controle das marcas que já foram pegas ou denunciadas. Para ajudar quem quer evitar colaborar com essas marcas, a ONG Repórter Brasil, com coordenação do jornalista Leonardo Sakamoto, lançou o aplicativo "Moda Livre".

O app mantém uma compilação das reportagens publicadas no site da ONG e um catálogo com a classificação de diversas marcas. Sakamoto explica: "As empresas foram convidadas a responder um amplo questionário que contempla três indicadores: Políticas (compromissos assumidos por elas para combater o trabalho escravo em sua cadeia de fornecimento), Monitoramento (medidas adotadas para fiscalizar os fornecedores) e Transparência (ações tomadas para comunicar aos clientes o que vêm fazendo nesse sentido). Um quarto indicador foi organizado com base em extensa pesquisa no Ministério do Trabalho e Emprego, no Ministério Público do Trabalho e na Justiça do Trabalho, sobre o envolvimento das empresas em casos de trabalho escravo."

As empresas foram classificadas em três categorias sinalizadas com cores verde, amarelo e vermelho, de acordo com as respostas, mas as que não responderam foram incluídas automaticamente na categoria vermelha.

O aplicativo está disponível na Apple Store e no Google Play.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.