Café com ADM
#

Ambev anuncia investimentos para 2014 e divulga resultados de 2013

EBITDA ajustado em 2013 foi de R$ 17,5 bilhões: aumento de 10,5% na comparação com 2012

Depois de um investimento recorde de R$ 2,8 bilhões somente no Brasil em 2013, a Ambev reforça sua aposta no país e anuncia intenção de investir o mesmo montante na operação brasileira em 2014. A companhia planeja realizar um feito histórico, a inauguração de duas novas fábricas, uma em Uberlândia (MG) e outra em Ponta Grossa (PR), em um único ano.

A fábrica de Minas Gerais contou com um investimento inicial de R$ 550 milhões e terá capacidade de produção de oito milhões de hectolitros. Já a unidade do Paraná está sendo construída com R$ 580 milhões. As novas cervejarias estarão entre as mais modernas fábricas de bebidas do Brasil, com a melhor tecnologia disponível na atualidade.

Segundo Nelson Jamel, vice-presidente financeiro e de relações com investidores, “o ano de 2014 trará oportunidades para o mercado de cervejas e a Ambev está preparada para aproveitá-las”. De acordo com o executivo, as prioridades comerciais de 2013 vão continuar em 2014, assim como a preocupação com eficiência e controle de custos. “A companhia acredita que este será um ano de crescimento para o mercado de cervejas no Brasil, depois de um 2013 de contração”, afirma Jamel.

As prioridades da estratégia comercial para o Brasil – (1) inovações, (2) foco em marcas premium, (3) embalagens econômicas, (4) crescimento nas regiões Norte e Nordeste e (5), crescimento de RefrigeNanc – apresentaram evolução relevante em 2013.

As marcas premium como Budweiser, Stella Artois e Original continuaram crescendo e atingiram o marco de representar cerca 7% do volume total de vendas de cerveja no país. Como estratégia comercial para estímulo ao mercado premium, a Ambev investiu nas ativações dos pontos de venda, como por exemplo, o fornecimento ao varejo de mais de 1 milhão de cálices de Stella Artois em 2013.

A participação de mercado da Ambev nas regiões Norte e Nordeste também apresentou crescimento durante o ano passado. Outra escolha bem sucedida da companhia foi o investimento em diversificação de embalagens, com destaque para as garrafas de vidro retornáveis de cerveja de 300 ml e de 1 litro, que tiveram um crescimento expressivo em 2013..

Em termos de inovações, as vendas de Brahma 0,0% e de Skol Beats Extreme merecem destaque. A Brahma 0,0% já é líder no mercado de cervejas sem álcool.

No segmento de RefrigeNanc, que também sofreu com a queda da indústria, a companhia se destacou pelo ganho de participação de mercado, impulsionado pelas campanhas de marketing, promoções ao consumidor e pelo crescimento da garrafa retornável de 1 litro, bem como no segmento de energéticos.

Além disso, a preocupação com eficiência de custos e o aumento da distribuição direta ajudaram a companhia a alcançar bons resultados financeiros, apesar do cenário desafiador para a indústria no ano passado.

Dentre as oportunidades para 2014, está a Copa do Mundo de futebol, que pode representar um volume incremental de vendas em um período do ano tipicamente de baixa temporada para o setor de bebidas frias. Desde 2011, há uma equipe na Ambev 100% dedicada a planejar as ações da companhia para a Copa. “Este é o momento de executar. Vamos realizar uma Copa para além dos estádios de futebol e das cidades-sede, com promoção de eventos e ativações de norte a sul do país”, afirma Jamel.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.