Café com ADM
#

Abertas inscrições para o Drive Workshop no Brasil

A primeira turma será no próximo dia 20 de março, em São Paulo

Em suas pesquisas anuais sobre o envolvimento entre colaboradores e empresas, o Instituto Gallup vem identificando um perigoso distanciamento entre ambos. Segundo apurou o último levantamento, apenas um em cada oito trabalhadores está realmente engajado em suas tarefas, resultando em perdas da ordem de centenas de bilhões de dólares em todo o mundo.

A boa notícia é que agora você também pode conquistar os outros sete colaboradores – ou fazer parte do grupo dos engajados, se for o seu caso. Chega ao Brasil, através da Triad Productivity Solutions, o Drive Workshop, a ferramenta definitiva para melhorar o engajamento e a produtividade no ambiente de trabalho.

Baseado no best seller Motivação 3.0 (lançado no Brasil pela Editora Campus em 2010), do autor americano Daniel Pink, o Drive Workshop está apoiado no desenvolvimento dos três elementos essenciais à Motivação Humana: a Autonomia, que é o nosso desejo e necessidade de ter controle sobre aquilo que fazermos; a Excelência, que é a nossa vontade natural de estar sempre melhorando naquelas coisas que realmente importam; e o Propósito, que é a real finalidade por trás daquilo que fazemos e como o nosso trabalho contribui para a construção de um mundo melhor.

Algumas empresas dão autonomia a seus funcionários para que decidam o que fazer com parte do seu tempo. O Google, por exemplo, faz isso e um dos seus maiores sucessos, o Gmail, foi desenvolvido por um funcionário em seu tempo livre.

Já a Excelência pressupõe uma melhoria contínua naquilo que se faz. E a única maneira de se melhorar em algo é recebendo um feedback apropriado. A Ericsson, por exemplo, rompeu com o modelo tradicional em que os funcionários fazem com seus chefes uma única avaliação de desempenho anual e passou para seis encontros anuais. Quanto mais informação sobre sua performance, mais o funcionário tem chances de estabelecer metas de melhoria e buscar alcança-las.

E por último, o Propósito, talvez seja o elemento mais presente em nossas vidas – e que mesmo assim costumamos ignorar no ambiente de trabalho. Hoje temos diversas organizações que sobrevivem graças ao trabalho voluntário de seus membros. Um ótimo exemplo é a Wikipedia, fruto da colaboração de pessoas que não recebem um centavo para isso.

A motivação humana passou por duas grandes transformações. No início, éramos motivados a atender nossas necessidades básicas, como comida e abrigo. Com o avanço das civilizações e um melhor domínio sobre a natureza, passamos a oferecer recompensas para que as pessoas fizessem aquilo que queríamos – e punições para evitar o que não queríamos.

Isso funcionou muito bem – e ainda funciona – para aquelas tarefas mais corriqueiras, mecânicas, automáticas. Mas para as tarefas criativas, que requerem um raciocínio mais abstrato, conceitual, inovador, é preciso algo mais. No mundo de hoje – bem diferente daquele da Revolução Industrial e em constante mudança – devemos adaptar nossos sistemas motivacionais para conseguir fazer frente a estas mudanças.

O Drive Workshop foi baseado em mais de 50 anos de avanços das Ciências Sociais, que identificaram falhas nos nossos atuais sistemas motivacionais. Para Pink, ainda trabalhamos dentro de um modelo criado durante a Revolução Industrial, no século 18. Nossos regimes corporativos utilizam métodos de recompensas e punições para incentivar trabalhadores que precisam de outros tipos de estímulos para ser criativos e inovadores.

Lançado em 2012 nos EUA e Austrália, o Drive Workshop recebeu o prêmio de Produto Mais Útil e Inovador do Congresso Mundial de Recursos Humanos no mesmo ano e hoje já está disponível em dezenas de países. Com o programa adaptado para a nossa realidade, o Brasil é o primeiro país da América Latina a receber o treinamento, que pretende atrair empresas e o público em geral.

A primeira turma do Drive Workshop no Brasil ocorrerá no próximo dia 20 de março, em São Paulo e você pode conferir os detalhes e um vídeo exclusivo do Daniel Pink convidando para o curso neste link: http://www.triadps.com/drive/

Visite também a fan page do curso em https://www.facebook.com/DriveWorkshopBR

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.