7 passos para conduzir uma equipe a um objetivo comum
7 passos para conduzir uma equipe a um objetivo comum

7 passos para conduzir uma equipe a um objetivo comum

A colunista do Inc.com Minda Zetlin compartilhou alguns do seus segredos

Se você está liderando uma equipe e tem objetivos a serem alcançados, vai querer que todos trabalhem em prol dele. Mas, como fazer com que essas pessoas queiram o que você quer? A colunista do Inc.com Minda Zetlin compartilhou seus sete segredos para efetivamente influenciar todos ao seu redor.

Confira:

1 - Passe bastante tempo ouvindo

"As pessoas têm muito a dizer e algumas vezes elas podem estar dizendo algo que você já sabe ou não precisa ouvir, porque já tomou uma decisão. Mas, escute essas pessoas de qualquer forma. Não há nada que faça uma pessoa se sentir mais importante ou mais disposta a ajudar a conquistar seus objetivos do que ela sentir que é ouvida."

2 - Faça muitas perguntas

"Na maioria das vezes, uma boa forma de fazer as pessoas irem ou pensarem na direção que você quer é, gentilmente, fazer perguntas que as levem para esse caminho. Mas também é bom fazer perguntas porque você realmente precisa saber o que elas estão pensando e quais obstáculos estão escondendo. E, se você não perguntar, nunca saberá. É uma parte muito importante de ser um líder, descobrir como o mundo parece do ponto de vista das pessoas que você está tentando liderar."

3 - Estabeleça uma conexão

"Conecte-se com todo mundo que você está liderando ou que está lidando nos negócios em qualquer nível. Conectar-se é algo fácil de ser feito, é só uma questão de ser você mesmo, dizer à pessoa um pouco de quem você é. Pergunte-as sobre suas famílias, o que elas gostam de fazer."

4 - Nunca desperdice uma chance de se desculpar

"Se você fez algo errado, ou mesmo que não, que tenha feito algo que foi inconveniente para alguém… Sempre, sempre se desculpe. Você vai ganhar credibilidade por fazer isso, vai ter funcionários mais motivados e vai receber bons sentimentos das pessoas com quem você se desculpou, também. Algumas pessoas são resilientes em se desculpar porque pensam que isso as coloca em uma posição de fraqueza, mas é o oposto. Desculpar-se é sempre a coisa mais inteligente a ser feita."

5 - Tente dar às pessoas o que elas querem

"Uma vez que você sabe o que as pessoas querem, dê para elas o máximo disso. E geralmente o que as pessoas querem é possuir coisas, estar encarregadas de seus projetos, de seu destino. Se você pode fazer isso acontecer, terá alguém que estará mais motivado para trabalhar."

6 - Deixe as pessoas conservarem as aparências

"É muito importante ser honesto. Portanto, encontre um equilíbrio. Algumas vezes, quando uma pessoa fez um trabalho ruim e você precisa dar a ela uma responsabilidade diferente, se você consegue apontar uma razão que faça sentido para ela e para você, e que pareça possível, é melhor do que apenas dizer que a pessoa não é qualificada para fazer aquilo. Encontre o equilíbrio entre ser honesto com alguém e ser 'um pouco desonesto' e deixar que ela guarde um pouco de seu orgulho."

7 - Use o telefone para se comunicar

"E-mails e mensagens de texto são coisas que podem ser facilmente comunicadas ou entendidas do jeito errado. Há momentos em que pegar o telefone e falar com a pessoa é a forma mais eficiente de garantir a essas pessoas que você está escutando e se importa com elas. Se você tem algo importante ou uma notícia ruim para dar, por mais tentador que seja fazer isso por e-mail, pegue o telefone, fale com a pessoa e seja direto."

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.