Café com ADM
#
6 dicas para economizar a bateria do seu iPhone
6 dicas para economizar a bateria do seu iPhone

6 dicas para economizar a bateria do seu iPhone

Saiba como fazer seu smartphone iOS durar por muito mais tempo

No dia a dia, sempre é necessário um smartphone com uma bateria que dure mais. Com tantos e-mails para mandar, mensagens para ler, fotos para tirar (e postar), o tempo passa rápido demais e a bateria passa mais rápido ainda.

Para os usuários do iPhone, isso agora pode ter uma solução. Recentemente em seu site pessoal, o Overthought, o ex-técnico em iOS Scotty Loveless, criou formas de fazer com que a bateria do seu iPhone dure mais tempo.

Descubra aqui como fazer isso seguindo essas 7 regras:

1 – Desligue a localização e refresh automático do Facebook

“O primeiro passo pode parecer específico”, começa Scotty, “mas é extremamente comum e extremamente efetivo. Foi realizado e confirmado em diversos aparelhos. Recentemente eu comprei o iPhone 5S e tive a impressão que a bateria estava morrendo muito rápido. Sendo o nerd que sou, realizei alguns testes usando o aplicativo Instruments, para saber qual era o problema. O app basicamente serve como um monitor de atividades para seu iPhone, tornando possível saber tudo que está acontecendo e o quanto de memória cada programa do smartphone está usando. Durante o teste, o Facebook sempre aparecia, por mais que eu não o estivesse usando. Então eu tentei desabilitar o serviço de localização e o refresh automático de plano de fundo do Facebook, e adivinha só: minha porcentagem de bateria aumentou. Foi de 12% para 17%. Insano. Eu nunca vi isso acontecer antes em um iPhone”.

Conforme foi realizando testes, o aumento de bateria foi acontecendo em diversos aparelhos dos amigos de Scotty: os pontos aumentam. Teste você também: para o serviço de localização basta ir em Configurações – Privacidade – Serviço de Localização; para o Refresh automático, só ir em Configurações – Geral – Background App Refresh.

2 – Desligue refresh automático para aplicativos que você não usa

O refresh pode ser algo ótimo para os usuários do iOS 7, mas caso você não use muito ou não confie na empresa o suficiente para saber se ela vai proteger seus interesses (como, por exemplo, pensar na melhor forma de gastar pouca bateria), desligue-o.

“Se existe algum aplicativo que você sempre checa ou confia na qualidade do aplicativo e do desenvolvedor, deixe o refresh ligado e aproveite seus programas sendo atualizados de forma inteligente para que eles estejam prontos a qualquer momento. Esse serviço pode ser sensacional caso você precise, mas você realmente não vai precisar para cada um dos aplicativos que você tem no seu iOS”, diz Scotty.

3 – Pare de fechar todos seus aplicativos sempre

“O iOS 7 deixou muito divertido fechar seus aplicativos: tudo que você tem que fazer é clicar duas vezes no botão inicial e varrer a prévia do app para mandar para um buraco negro digital”, comenta Scotty.

Apesar de a maioria das pessoas comentarem que fechar os aplicativos vai fazê-los parar de rodar em plano de fundo, fazendo assim, com que sua bateria seja salva, mas isso é errado. “Sim, isso vai desligar o app, mas o que você não sabe é que isso fará com que a vida útil da sua bateria diminua se feito sempre, e aqui está o motivo: ao fechar o aplicativo, ele sai da memória de uso do smartphone. Se você pensa que isso é o que você quer fazer, bem, não é. Se você for usar o mesmo programa na próxima vez que precisar, seu aparelho irá carregá-lo para a memória de novo. Todo esse carregamento e descarregamento causa mais dano à sua bateria do que se você deixasse o celular em paz. E, além do mais, o iOS fecha aplicativos automaticamente caso seja preciso mais memória, então você vai estar fazendo algo que seu aparelho já faz por você”, diz Scotty.

No fim, esses aplicativos no menu de multi-tarefas não estão rodando: o iOS os congela para que eles estejam como você os deixou.

4 – Desligue as notificações de aplicativos que você não usa

“Aquele jogo chato que seu filho baixou continua mandando notificações para comprar mais ovelhas digitais para a sua fazenda virtual? Se sim, toda vez que você recebe uma notificação dessas, seu smartphone acorda de um descanso por alguns segundos para acender a tela e esperar sua provável reação a cada notificação. Isso não vai causar gasto excessivo de bateria por si só, porém, toda mensagem liga seu dispositivo por 10 a 15 segundos. Então, a cada 50 notificações que seu celular recebe e você não faz nada, vai diminuir de 8 a 12 minutos a sobrevida da sua bateria, fazendo com que você tenha menos tempo de uso”, disse Scotty.

5 – Desligue o mostrador da bateria

“Sim, isso mesmo. Desligue o mostrador de porcentagem da bateria e pare de se preocupar com ela. Uma coisa que eu descobri ao longo dos anos é que as pessoas ficam ansiosas sobre a vida da bateria de seus aparelhos e ficam olhando constantemente para ver como está a bateria, e quanto diminuiu da última vez que viu. Então, se você liga seu celular diversas vezes só para checar o quanto você gastou, você está basicamente diminuindo a bateria do smartphone pela metade. Parede se preocupar e aproveite a vida”, diz Scotty.

6 – Deixo no modo avião em áreas com pouco ou nenhum sinal

Uma das principais razões para o gasto excessivo de bateria é a qualidade do sinal. Quando o iPhone detecta que você está em um lugar com pouco sinal, ele vai aumentar a quantidade de energia que envia para a antena para poder ficar conectado o suficiente para receber chamadas.

Segundo Scotty, “a sua bateria será destruída se você está, constantemente, em um lugar com apenas uma barra ou nenhum”. O lado ruim dessa situação é que isso pode acontecer em diversos lugares: qualquer prédio com peças de ferro na parede, de alumínio, lugares com paredes grossas demais, cidades muito populosas, e áreas com muitos prédios altos.

“Muitas vezes você vai conseguir um ótimo sinal dentro de um edifício, mas só em descer um andar, como estacionamento subterrâneo, você pode fazer com que o iPhone se agarre àquela barrinha de sinal usando toda sua bateria. E isso vai acontecer mesmo que você esteja em um lugar com wi-fi, porque seu smartphone ainda vai precisar de conexão para ligações e SMS. Se você está nessa situação, mas ainda precisa receber ligações, eu tenho péssimas notícias: não tem nada que você possa fazer sobre isso. Mas se o serviço da sua operadora estiver tão ruim que você não consegue realizar chamadas, ligue no modo avião e economize”, completa Scotty.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.