6 cuidados importantes na compra de ovos de Páscoa infantis
6 cuidados importantes na compra de ovos de Páscoa infantis

6 cuidados importantes na compra de ovos de Páscoa infantis

Inmetro analisa da toxicidade do material à inflamabilidade

Com o grande consumo de ovos de chocolate na época da Páscoa, os pais precisam ficar de olhos abertos durante as compras. De acordo com o Inmetro, brinquedos oferecidos no comércio como brindes nos ovos de chocolate devem obrigatoriamente ostentar o selo de identificação da conformidade.

Entre os fatores analisados quando os brinquedos passam pelo processo de avaliação da conformidade estão: as características construtivas (partes cortantes e pontas perfurantes), o nível de inflamabilidade e o índice de toxicidade do material e das tintas usadas na fabricação dos mesmos.

Confira as 6 dicas do Inmetro para a hora da compra:

1 - Procure o selo de identificação de conformidade

Verifique a embalagem do ovo de Páscoa em busca dos seguintes dizeres: “ATENÇÃO: Contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade”. Essa informação é obrigatória nesses casos.

2 - Procure pelo selo do Inmetro

Brinquedos oferecidos como brindes nos ovos de chocolate devem obrigatoriamente ostentar o selo de identificação da conformidade do Inmetro.

3 - Verifique a faixa etária do brinquedo

Veja se a embalagem contém qualquer indicador sobre a restrição de faixa etária do brinquedo ou uma frase que explicite que o brinquedo não apresenta restrição de faixa etária.

4 - Cuidado ao escolher brinquedos para menores de 3 anos

Nunca dê brinquedos com restrição de faixa etária. Em caso de dúvida, não permita que a criança utilize o produto. Na faixa até 3 anos, tenha cuidado também com as embalagens, que podem ser tão perigosas quanto um produto inadequado.

5 - Cuidado com os componentes das embalagens

Tiras, barbantes, grampos, sacos plásticos, cordões ou arames, normalmente usados em embalagens, podem causar danos físicos em crianças pequenas. Brinquedos com correntes, tiras e cordas com mais de 15 cm devem ser evitados para reduzir o risco de estrangulamento.

6 - Não compre artigos infantis em comércio informal

Pela falta da garantia de procedência, produtos falsificados ou fabricados em indústrias clandestinas podem não atender às condições mínimas de segurança, especialmente em relação à toxicidade do material usado na fabricação. Além disso, a nota fiscal é a melhor ferramenta para o ressarcimento no caso de um produto com defeito.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.