4 dicas para ajudar em um negócio familiar

Como dizia Peter Drucker: "a empresa e a família somente sairão bem se a família servir à empresa e não o contrário"

No Brasil, cerca de 90% das empresas são formadas por membros da mesma família, mas apenas 15% destas famílias conseguem passar o patrimônio para a terceira geração.

Segundo Madalena Feliciano, diretora de projetos da empresa Outliers Careers, “trabalhar com pessoas com as quais existe uma ligação afetiva nem sempre é fácil".

Confira algumas dicas para manter uma boa relação entre negócios e parentes:

1 - Mantenha a família em entendimento no negócio

“Quando as duas instituições se misturam, é de se esperar que, mais cedo ou mais tarde, crises ocorram. Se ambas já são complexas em si, imagine quando unidas. É preciso saber separar as crises de família com as crises de negócio, e muitas vezes é difícil lidar com isso quando elas estão tão ligadas entre si”, explica Madalena.

2 - Reúna a família com regularidade

Segundo a especialista, uma ótima forma de evitar conflitos e problemas que possam surgir a partir de pequenas brigas, é criar um conselho de família que irá se reunir em intervalos regulares. O conselho irá tomar decisões sejam tomadas por meio de um acordo familiar. Quando essa estrutura é bem conduzida ela auxilia a minimizar os conflitos, porém, a sua ausência fará com que eles surjam com muito mais frequência e rapidez.

3 - Distribua cargos por competência

Um dos pontos mais importantes é escolher quem atua diretamente dentro da empresa. “É preciso que o profissional comprove sua competência na gestão, e não apenas assuma o cargo por ser da família ou um ‘velho amigo’. Se a família possui um colaborador altamente competente, ele pode ser elegível pelo conselho para ocupar o cargo, sendo ou não da família – antes de tudo é preciso que ele seja competente e confiável, para depois levar em consideração seu sobrenome”, ressalta Madalena.

Muitas vezes a competência do profissional é deixada de lado e os donos da empresa escolhem por colocar seus filhos ou familiares, ainda inexperientes e pouco motivados, em posições de destaque na empresa. “Isso pode fazer com que os funcionários com mais tempo de casa sintam-se frustrados, pois eles já trouxeram bons resultados ao negócio, e isso não é algo bom para a empresa, pois ela precisará, cedo ou tarde, de colaboradores ‘de fora’ e competentes”, diz ela. “Uma instituição não é apenas uma questão de herança, mas sim de competência: é preciso que o sucessor passe a confiança de que irá manter o negócio funcionando”, completa Madalena.

4 - Separe negócios e família

Segundo Madalena, "o problema acontece porque muitos acreditam que para criar uma empresa é preciso somente um contrato social, verbal e informal – e isso é um erro comum”. Saiba definir a prioridade em cada uma das instituições, pra deixar bem claro a função de cada um.

A especialista ainda cita Peter Drucker, pai da administração moderna: "O escritor Peter Drucker já dizia que 'a empresa e a família somente sobreviverão e se sairão bem, se a família servir à empresa e não o contrário'".

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