10 cursos online de programação em português
10 cursos online de programação em português

10 cursos online de programação em português

O meuSucesso.com reuniu dez plataformas online - com conteúdos que vão do nível básico ao avançado - para ajudar você a entender o assunto

31 julho 2015

A linguagem da computação é o ABC do século XXI e, apesar de muitos sentirem interesse em aprender conceitos de informática e programação, ainda são escassos os cursos em português sobre o assunto. Pensando nisso, o meuSucesso.com reuniu dez plataformas online - com conteúdos que vão do nível básico ao avançado - para ajudar você a entender o assunto.

Confira as dicas abaixo:

Codecademy – A plataforma é gratuita e oferece cursos de linguagem de marcação HTML, PHP, Python e Ruby. Os interessados poderão se inscrever em cursos que vão do nível básico ao avançado.

Microsoft Virtual Academy – A Microsoft mantém tutoriais em português sobre seus produtos, especialmente aplicações de Windows 8 e Windows Phone. Também é possível conhecer novas plataformas e serviços.

Programaê – A plataforma não possui cursos próprios, mas uma coletânea de cursos da Codecademy, a KhanAcademy e o Code.org. Em geral, são aulas introdutórias em português sobre programação.

Code.org - Possui quatro cursos de 20 horas com atividades para crianças. Em uma área chamada “Laboratório”, os jovens podem colocar em prática tudo que aprenderam na teoria e conhecer o trabalho dos colegas.

KhanAcademy – A KhanAcademy tem cursos voltados para introdução a linguagens de programação e marcação. Depois eles partem para partes mais avançadas, como desenvolvimento de jogos. Os alunos também podem participar de um laboratório e colocar projetos em prática.

Ciência da Computação 101 (Coursera) - O curso é uma introdução à ciência da computação. As aulas são em vídeo com legendas em português. O professor é Nick Parlante, da conceituada Universidade Stanford.

Desenvolvimento de games em HTML5 (Udacity): O curso é ministrado por dois funcionários do Google e foca nos principais pontos envolvidos na criação de um jogo. Embora o curso seja gratuito, é necessário pagar uma taxa para obter o certificado.

Introdução à Programação interativa em Python Partes 1 e 2: O curso foca na linguagem Python e sua aplicação em jogos clássicos. As aulas seguem um cronograma e são necessárias 7 a 10 horas de estudo semanais.

Introdução à lógica (Coursera) - Aprender sobre lógica é necessário para qualquer um que deseje programar. O curso é ligado à Universidade de Stanford e as aulas ensinam a “formalizar informações e justificar para produzir conclusões lógicas”.

Veduca - A coletânea de videoaulas mostra como foram desenvolvidas ferramentas de busca. As palestras são ministradas por Sergey Brin, Bradley Horowitz (então diretor do Yahoo! e hoje no Google) e Peter Norvig (também do Google).

TecnoHour (Coleção Swift) - As videoaulas ensinam como a linguagem de programação Swift foi introduzida pela Apple para ser a padrão das aplicações de OS X e iOS. O curso é gratuito, mas o aluno precisa comprar o material de apoio.

Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    café com admMinimizar