Zika virus: entenda

O zika virus ganhou o mérito de doença misteriosa pois não registrava caso no Brasil até que no dia 5 de maio houve a primeira suspeita. Ela já está confirmada pelo Ministério da Saúde

Boa tarde, administradores.

O zika virus teve seu primeiro caso suspeito na Bahia dia 5 de maio deste ano e em outros estados do Nordeste como Rio grande do Norte, Paraíba, Sergipe e outros mais, especialistas defendem que esta doença entrou em nosso país devido a Copa de 2014, assim recebeu mérito de doença misteriosa.

E o porquê do nome Zika?

A origem se deu na África mas a quem diz Ásia mas estudos mostram que o vírus levou este nome por que foi isolado pela primeira vez num macaco em 1947 utilizado numa pesquisa na floresta de Zika em Uganda apenas vinte anos depois foi encontrado em seres humanos na Nigéria.

Se bem que de "zika", ele não tem nada

De início pode assustar por usar dos mesmos mosquitos transmissores da febre amarela, chincungunha e da dengue.

E os sintomas são febre baixa, vermelhidão nos olhos, dores nas costas, articulações e cabeça. E erupções na pele, vermelhas ou brancas que causam coceira e que podem tomar ao corpo desde as palmas das mãos a plantas dos pés, diarréia, mal estar, naúseas, e um fenômeno chamado fotofobia que é a sensibilidade dos olhos a intensidade da luz ou conjuntivite. Após o contato os sintomas aparecem entre três e doze dias, só que desaparecem em apenas sete dias e não há registro de morte.

Bem parecida com a febre chikungunya e a dengue

A diferença é a gravidade de cada uma, a Dengue é muito mais perigosa e causada por quatro microorganismos interrelacionados.

Já a febre chikungunya, os sintomas se limitam apenas em sete dias sem deixar qualquer sequela, dores musculares.

Tratamento

Devem ser tratados apenas os sintomas com analgésicos, antitérmicos, não se usar aspirinas ou antinflamatórios por que se pode causar complicações hemorrágicas.

ExibirMinimizar
aci baixe o app