WhatsApp como ferramenta de improdutividade
WhatsApp como ferramenta de improdutividade

WhatsApp como ferramenta de improdutividade

Você faz bom uso dos aplicativos para se tornar produtivo no seu trabalho?

A tecnologia veio para ficar e ajudar as pessoas e empresas a serem mais ágeis, inovadores e até transparentes. Porém, já a muito se discute como evitar a improdutividade dos colaboradores, quando estes não fazem bom uso das ferramentas disponibilizadas a eles, seja pelas organizações ou até pelas operadoras de seus dispositivos móveis.

Quando surgiu o email, foi mais ou menos a mesma situação, de preocupação da melhor maneira de utilizar a ferramenta. Pessoas que gastavam e ainda gastam muito tempo respondendo e-mails com várias linhas ou copiando a muitas pessoas da gerência na mensagem, como se isentando de não dar conhecimento sobre o assunto. É importante ter bom senso, mas cada um tem o seu, certo?

O tempo passou e a avalanche de aplicativos nos dispositivos moveis cresceu em quantidade e em número de pessoas que utilizam. Existem os participantes de jogos, os que assistem aos sites de fofocas e notícias online e querem ficar antenados 24 horas por dia. Como deveria ser chata a vida dessas pessoas há dez anos atrás quando nada disso existia. Eu sei que evoluímos e estamos em momentos da era da informação, mas ninguém absorve a quantidade de informação que são disponibilizadas a cada minuto, temos que ter seletividade do que queremos e precisamos armazenar.

Mas voltando aos aplicativos e especialmente ao WhatsApp, onde nos comunicamos com facilidade e a um custo relativamente barato, é uma ferramenta que ajuda muito na comunicação entre as pessoas na vida pessoal, e também na vida profissional. Criamos grupos de interesse, seja de futebol, de temas profissionais, de nossa gerência ou de um projeto específico. Mas novamente é preciso medir até onde a comunicação deve ser feita por esta aplicação ou quando se deve ter um documento formal ou ainda, até uma reunião presencial, vai depender dos processos existentes e das responsabilidades definidas.

Quanto a produtividade utilizando esta ferramenta, considerando que a empresa não se opõe de utilização de sua rede para este fim, a pessoa deve ter alguns cuidados para não se tornar improdutiva. A primeira recomendação é não ficar conectado e observando seu celular a todo momento. Estabeleça uma rotina para a utilização do aplicativo durante o horário comercial ou do seu expediente. Estabeleça por exemplo uma parada a cada hora, para tomar um café, ou água e aproveite para dar uma passada nas mensagens do aplicativo, mas somente as profissionais verificando a urgência. Não tendo, deixe para outro intervalo maior a resposta, por exemplo no almoço ou ao final do horário de trabalho ou até nos 15 minutos finais de trabalho.

No horário de almoço procure almoçar com as pessoas sem acesso ao aplicativo. Dê atenção a conversa e tenha uma comunicação assertiva e qualificada com as pessoas, ou seja, dê atenção ao assunto e relaxe neste momento. O aplicativo pode ser destinado para os últimos quinze minutos finais e neste caso para assuntos particulares, como um pedido de sua filha para não ir a aula de inglês ou a natação.

Não utilize o aplicativo durante as reuniões de trabalho. É deselegante com quem está conduzindo a reunião, por mais importante que possa ser o assunto no celular. E você neste momento não está sendo produtivo, porque não está dando foco exclusivo a nenhum dos assuntos, nem ao assunto do celular, como ao assunto da reunião. É melhor pedir para não participar da reunião tendo em vista que sua presença não deve ser importante, ou você não priorizou participar ativamente da reunião.

Enfim, é uma ótima ferramenta de comunicação entre as pessoas, mas como outros tempos, deve ser bem administrada o seu tempo para a utilização, assim como a forma de utilização, além é claro os melhores momentos para se relacionar com ela. Sua preocupação deve ser o quanto você é ou não produtivo, o quanto você está sendo educado na sua utilização e o destino que está dando a ela. Toda liberdade é importante, mas se mal utilizada, pode reverter contra a quem a utiliza.

Tome cuidado, se perceba e seja produtivo sempre.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento