Você vai desperdiçar sua crise?

Se a máxima de que crises carregam oportunidades é verdade, você precisa prestar atenção para não desperdiçar a sua

Descobri uma frase atribuída a Winston Churchill que diz: "nunca se desperdiça uma boa crise".

Parando para pensar, e tentando não cair em velhos clichês, é possível dizer que historicamente o mundo só melhora quando as coisas pioram muito e alguém, ou um grupo, resolve mudar a situação.

As grandes invenções da humanidade como a luz elétrica, a vacina contra a poliomielite, as leis de transito e muitas outras coisas, só surgiram, pois havia uma crise em andamento.

Então só posso concluir que momentos difíceis acabam virando uma excelente oportunidade para para enfrentar e vencer desafios que nós como empresários estávamos procrastinando, ou sequer não sabíamos que existiam antes de ficaram mais evidentes nos nestas horas mais difíceis.

Então aqui estão 7 maneiras para você não desperdiçar sua crise, e implementar mudanças importantes em seus negócios:

1 - Produza mais com menos - É um excelente momento para cortar aquele custo que não está mais agregando nada ao negócio, renegociar contratos ou eliminar produtos e serviços que agregam pouco ou nenhum valor ao negócio. Procure a eficiência operacional em todos os níveis, passando por custos e chegando a todas as áreas do negócio.

2 - Não tenha medo de reajustar preços - Já foi comprovado que 5% de aumento em produtos ou serviços, podem aumentar significativamente a lucratividade em uma carteira de clientes. Tenha coragem e se você realmente entrega valor aos seus clientes, eles entenderão um pequeno "repasse" para seu preço final. Tudo depende de como é feito.

3 - Reveja seus processos - Processos repetitivos ou longos geram custos e diminuem a produtividade. Analise sua rotina de trabalho e simplifique o máximo que puder. Melhor produtividade é igual a melhores resultados. Então, burocracias você pode eliminar?

4 - Tenha conversas definitivas - Sabe "aquelas" conversas francas que você precisa ter com sua equipe, com o colaborador que não performa ou com aquela pessoa que não está comprometida? Aproveite a crise e tenha estas conversas francas. Se for o caso, de demitir, demita. Se for o caso de romper com compromissos que só fazem você perder tempo, rompa!

5 - Demita clientes não lucrativos - As vezes mantemos clientes que definitivamente não gera valor ao negócio, reclama muito, demanda muito tempo, enfim dá muito trabalho e pouco lucro. Deixe-os ir tenha uma conversa franca imponha suas condições ou libere-os para infernizar sua concorrência.

6 - Corte regalias - Isso vale para a empresa e também para a vida familiar. Será que todos precisam mesmo de 4 vale transporte para ir trabalhar? Será que a TV a cabo de casa precisa mesmo de 750 canais? Será que aquele atraso de vinte minutos todos os dias não pode ser evitado.. ou descontado? Acredite, sempre dá para otimizar sem perder.

7 - Não se economize e não permita que seu pessoal se economize - É hora de dar o seu melhor e exigir o melhor do time. Injete senso de urgência, foco, disciplina e disposição renovada para atingir seus objetivos. Coloque metas claras, desafiadoras porém realistas para a empresa e para as pessoas, e torne-as sagradas.

E você... vai desperdiçar sua crise ou vai aproveitar para implementar melhorias e ajustes que podem fazer você sair ainda mais forte do cenário atual?

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