Você tem se permitido falhar ultimamente?

Neste artigo você desvendará 4 grandes elementos importantes em sua jornada, que o impulsionaram a transformação dos seus fracassos em sucesso

Falhar faz parte do nosso processo de aprendizagem. E a certeza disso nos direciona a uma fonte de conhecimento que nos tira da inércia e nos move em direção aos nossos sonhos.

Quando deixamos de agir pelo simples medo de errar, eliminamos inúmeras oportunidades - dentre elas a de aprender com o nosso próprio erro.

Agora, pare e pense comigo algo significativo que você aprendeu. Lembre-se com riqueza de detalhes como tudo começou e vá até o momento do “Yes”! – Aquele instante do sabor da conquista.

Independentemente do que você pensou, posso garantir que esse momento foi obtido através de uma sequência de repetições, de Tentativas e Erros. Um bom exemplo, foi quando você aprendeu a andar de bicicleta. Quantas quedas foram necessárias para você pedalar sem o apoio das rodinhas e obter êxito?

Por que será então que muitas pessoas quando crescem diminuem drasticamente o sentimento de perseverança que as levaram a pedalar pela primeira vez?

Quando crescemos passamos a compartilhar de uma visão de mundo mais coletiva, criando uma nuvem de crenças e valores aceitas e compartilhadas por todos de um meio social.

Até aí tudo bem, pois começamos a entender o mundo a partir de uma visão social do que é certo e errado - o que para nosso convívio é indispensável. O problema é que em determinados meios da nossa convivência, algumas convenções acabam criando crenças que limitam o nosso próprio desenvolvimento. Quando nos ensinam, por exemplo, a associar o fracasso a uma sensação permanente de derrota e vergonha. Jamais podemos absorver tal conceito, pois fracassar não se trata de uma personificação da derrota e sim de uma situação transitória, um momento oportuno para gerar aprendizado e superação.

A seguir apresento 4 grandes elementos importantes em sua jornada, que o impulsionaram a transformação dos seus fracassos em sucesso.

1. Sonhar

Para que você consiga chegar ao topo de uma montanha, você primeiramente precisa ter um propósito muito forte que o tire da sua zona de conforto e o faça querer, com todas as suas forças, alcançar o seu objetivo.

Este propósito é a força do seu sonho que lhe dará o combustível necessário para que você percorra o caminho. Quanto mais propósito ele tiver mais força você terá.

O interessante, e que muitas pessoas não conseguem perceber, é que o sonho não nasce pronto inteiramente. Em muitos casos, temos apenas rabiscos muito fortes que nos impulsionam a querer desvendar a figura por de trás deles. Esta visão clara de futuro é construída a medida que você a alimenta - tal qual uma planta, se você deixa de regá-la ela não cresce e uma hora ou outra, morre.

  • Você tem regado diariamente os seus sonhos?

2. Realizar

Seus sonhos irão se desenvolver e chegar mais próximos da realidade à medida que você der pequenos e consistente passos em sua direção.

Para que você consiga trilhar a sua jornada rumo ao sucesso primeiramente você deve construí-la - definindo as rotas que deverá tomar para chegar ao seu destino.

"Se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho levará ao seu destino."

Projete a sua escada rumo aos seus sonhos. Permita-se visualizar com clareza cada degrau e a importância que cada um tem para o alcance do seu próximo nível - viva o presente intensamente com foco no futuro.

Quando você tiver definido onde pretende chegar, inúmeros atalhos ou rotas alternativas o seduziram ao engano do seu destino ou até mesmo para uma proposta de ganho a curto prazo, totalmente divergente a sua missão, visão e valores. É chegada a hora de pôr em teste a sua capacidade de realização. Aqui, possivelmente você aprenderá da forma mais dolorosa a importância do não.

"Foco significa dizer não a centenas de boas ideias" Steve Jobs

É quando muitas pessoas, até mesmo as mais próximas de você, começaram a pensar que você está louco. Quando te falarem isso sorria e agradeça. Será uma confirmação que você está seguindo padrões diferentes aos convencionais.

"Não se incomode porque foi chamado de louco por acreditar em seus sonhos e projetos. Os que ousam sair do padrãozinho do sistema correm mais riscos, mas em contrapartida assumem a chance de promover grandes avanços na humanidade." Geração de Valor

Responda às seguintes perguntas:

  • Como eu me vejo no futuro?
  • Quais passos preciso dar para chegar onde desejo?
  • O que me distância do meu sonho e hoje preciso dizer não?
  • O que posso fazer hoje para me aproximar mais do meu sonho?

3. Esperança

Acredite, ninguém constrói um castelo sem muito fracasso e esperança. Quantos maiores forem seus desejos maiores serão os seus sacrifícios e se você se manter firme maiores ainda serão as suas recompensas.

O ingrediente que lhe manterá firme em meios aos obstáculos que encontrar pela frente será a sua esperança. Em certos momentos podemos até duvidarmos de que já não a temos mais. Porém se o seu sonho for forte o suficiente ela reacendera e fará com que você perceba o que e por quem ainda tem a realizar.

"Sentimentos de decepção podem afogá-lo ou moldá-lo. E às vezes, eles podem ser um novo começo" Walt Disney

4. Superar

Aos realizadores, nada deve ser mais forte que a sensação de superação.

O conformismo é uma palavra que definitivamente não se encontra no dicionário dos realizadores. O impulso a sempre se desafiar a entregar o seu melhor é um sentimento forte e nobre que corre em suas veias.

É desse sentimento que provém a força daquela criança que insiste em pedalar mesmo após sucessivas quedas ou mesmo aquele seu desejo latente de querer entregar sempre mais, mesmo sabendo que conseguiu entregar um bom resultado - o sentimento de superação te impulsionará à busca pela excelência.

Aproveite este ano que se inicia e permite-se falhar mais, aprender com os erros e ter forças suficiente para superá-los. Afinal de contas, a falha é apenas um elemento no seu processo rumo a excelência.

"Todas as adversidades que tive na vida, todos os problemas e obstáculos só me fortaleceram. Você pode não perceber quando acontece, mas às vezes, um tombo pode ser a melhor coisa do mundo para você. " Walt Disney

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento