Você se sente seguro?

Falar da vida do cidadão e sua segurança

Muitas são as causas da violência destes últimos dias, temos visto os mais diversos ataques a comércio, banco, lojas em geral que sofre com a criminalidade, mas nada é mais devastador do que ser atingido por uma bala perdida, ser abordado por um ladrão no farol ou quando chega em casa ou no seu escritório, e ao chegar ver tudo bagunçado, com a sensação de impotência misturado com raiva e desolação.

Nossa sociedade tem vivido a este aspecto por dois motivos: Falta de segurança pública e atitude preventiva, uma ou várias destas situações poderiam ser evitadas ou amenizadas, já que o bandido quer as pessoas mais distraídas e com aspecto de quem não esta preocupada com a sua segurança pessoal e dos seus bens.

Alguns horários podem ser um fator que vai contribuir para esta estatística crescer ainda mais, pessoas indefesas ao saírem em horário de pouco movimento e desacompanhadas, por beco, viela, rua mal iluminada e quando menos espera lá esta o criminoso de campana, ele já estudou sua rotina e vai se valer do conhecimento e sem dúvida, vai causar um grande susto o elemento surpresa, quando voce perceber , ele já se aproximou e você nem viu! Neste caso é tarde demais qualquer reação, ele já tem o controle da situação e tudo pode estar pedido. Por isso os agentes da policia pedem para não reagir, pois o que vale é a atitude preventiva e não a reativa neste caso. Quando falamos de segurança devemos pensar em todos os aspectos, sempre de forma preventiva, isto que tem deixado muitas pessoas em situações complicadas, quanto este ataque é feito a um policial atento, o negócio muda de rumo, pois ele esta armado e sem que o ladrão perceba já foi atacado e rendido pelo agente policial.

As dicas para se tornar uma pessoa segura e ter segurança; é ter atitude que justifique sua própria segurança e a preservação da integridade, falar distraída no celular no ponto de ônibus , na rua , passar mensagem como se estivesse no quarto de sua casa, pode fazer de você uma vitima muito frágil e sem possibilidade de reação ou até correr. Algumas pessoas não estão ligadas na violência que esta a sua volta e ficam distraídas com pequenos detalhes da vida e são vitimas das mais diversas formas de crimes que ocorrem nas metrópoles, estupro, roubo, sequestro relâmpago, ataque a celular e jóias, por isso ao sair de casa todo cuidado é pouco, ao abrir o portão de sua residência ou empresa o cuidado deve ser redobrado, pois é nesta hora que os bandidos atacam!! Segurança passa pelo cuidado e atenção nos detalhes que os cercam, boa iluminação, aviso aos vizinhos em caso de viagem e sistema de alarmes e câmeras podem ser uma fator de inibição, os bandidos querem facilidade e que nada possa impedir sua ações com rapidez, querem sair o mais rápido possível do local, ter um sistema de segurança e atitude preventiva faz toda a diferença. Bom relacionamento com os policiais e Conseg’s do seu bairro, ajuda para uma situação de crise, seja um cidadão de visão e cuidadoso na sua segurança e de seus filhos nas informações na escola e na hora de sair ou entrar e no momento que estiver movimentando veículos, abertura de portão da garagem, seja condomínio ou residência, nós profissionais de segurança dizemos que boa parte da insegurança esta na atitude das pessoas que precisam estar atenta e cuidadosa em situações do cotidiano para evitar o mal maior, que é a perda da vida e dos bens por uma questão de distração.

Viva seguro, tome cuidado e seja atencioso a sua volta.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento