Você sabe produzir, não apenas mensurar resultado? Aplique o BSC 2.0 Canvas

Pergunte-se: qual seria o formato de gestão mais “inteligente”, para buscar o resultado esperado?

O que um gestor deve fazer? Se você respondeu “gerar resultado”, você acertou: essencialmente, gestores são cobrados por resultados; mas, nove e de 10 gestores falham na geração de resultados.

Por que gerenciar resultado é importante? Em última instância, o gestor, junto com a sua equipe, deve contribuir para maximizar a lucratividade da empresa.

Por onde começar?

Pergunte-se: qual seria o formato de gestão mais “inteligente”, para buscar o resultado esperado?

Não existe um sistema ideal a ser seguido; “ideal” é um sistema que deve fazer sentido e sucesso para VOCÊ.

Qual é a solução?

Sugiro combinar dois métodos,com diferentes funções, para produzir, não apenas mensurar o resultado; estou falando do método Balanced ScoreCard – BSC, inserido no processo da gestão de resultdo como um todo e do método CANVAS, adaptado à gestão do dia a dia.

1 - O método Balanced ScoreCard – BSC tradicional, criado por Kaplan e Norton,éum placar que permite a mensuração do desempenho da Organização, ao transformar a sua estratégia em resultado, através de objetivos, indicadores de desempenho e ações para alcançar as metas propostas.

  • O método consiste em balancear quatro áreas da Organização, a saber: Finanças, Processos, Cliente e Aprendizagem.

  • O objetivo é otimizar o desempenho nestas áreas, visando maximizar a lucratividade.
  • O mapa estratégico visualiza os elementos do modelo para facilitar a tomada de decisão.

Atenção: o BSC não faz a estratégia; ele pressupõe que a Organização já tenha elaborado a mesma; nem tampouco é o BSC que traduz a estratégia em resultados; cabe ao BSC Manager produzir o resultado esperado, atuando, junto com sua equipe, nas principais dimensões da sua gestão, ou seja:

  • Elaborar objetivos, indicadores, metas e ações alinhadas com a estratégia.
  • Analisar desvios significativos.
  • Discutir e executar as ações corretivas .

O que falta (além de elaborar uma estratégia)? O BSC tradicional não contempla mais dois elementos da gestão de resultado: a empresa precisa desenhar uma Organização, na qual a gestão de resultado está inserida e definir os recursos que dão suporte para implantação da gestão de resultado.

Não basta dominar o BSC para mensurar resultado - é preciso conectar o BSC com a gestão de resultado, como um todo; estamos falando de apenas 7 etapas do processo gerencial para gerar resultado, a saber:

  1. Objetivo – Transformar a Estratégia em Resultado, com foco lucratividade.
  2. Estratégia - Metrificar e avaliar a transformação.
  3. Prioridades - Montar uma Agenda de impacto.
  4. Pessoas - Trabalhar com BSC Managers
  5. Organização – Implantar o BSC, através de soluções de TIC.
  6. Recursos– Definir o suporte
  7. Monitoramento - Proceder à avaliação “semáforo” de resultados

Qual é o ganho?Você trabalha com uma visão “helicóptero” da sua gestão de resultado; é essa sacada do BSC 2.0.

2 - O método CANVAS tradicional,criado por Osterwalder, é um mapa visual que organiza num quadro, com campos a serem preenchidos com post its, ideias de negócio - numa única folha (!).

Atenção: O CANVAS acima atua no contexto Business Model Generation, para descrever e visualizar Modelos de Negócios; ou seja, ele é mais voltado para o start-up de uma empresa.

Aqui, estamos falando de CANVAS no contexto Sistema de Gestão, mais voltado para a gestão do dia a dia, numa empresa existente; a aplicação estruturada, envolvente e prática do CANVAS facilita buscar resultados de impacto, através do BSC 2.0.

Conclusão: existe uma interdependência entre o BSC 2.0 e o CANVAS de gestão:

  • BSC 2.0 sem CANVAS corre o risco de falhar.
  • CANVAS sem BSC 2.0 é abstrato para o gestor.

Combinando o BSC 2.0 com o CANVAS, possibilitamos os seguintes ganhos:

  • O BSC 2.0 leva à integração da estratégia com sua execução.
  • O BSC 2.0 destaca o papel do gestor de resultado, o BSC Manager.
  • O BSC 2.0 assegura organização e recursos coerentes.
  • O CANVAS de Gestão permite otimizar a busca de resultado.
  • O CANVAS de Gestão reduz o hiato objetivo – resultado.

Enfim, você produz, não apenas mensura resultado - daí o apelido “paixão gerencial” da proposta – muito importante: aplicável em qualquer tipo de organização, de qualquer segmento ou tamanho - é uma ferramenta curinga.

Espero ter apresentado uma ideia relevante para seu dia a dia como gestor de resultado – experimente, sem moderação!

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