Você sabe o que é um Marketplace?

O artigo descreve o que é e quais são os principais atores de um Marketplace.

Você deve estar se perguntando o que é um marketplace, não é mesmo? A palavra vem do inglês e significa um local onde você encontra, em um mesmo ambiente, produtos de múltiplos vendedores. Normalmente eles possuem um público bem definido e, como diria Porter, possuem uma estratégia competitiva baseada na especialização para um determinado nicho de mercado (foco).

Os marketplaces ganharam muita força com o surgimento do comércio eletrônico, pois com ele é possível agregar em um mesmo ambiente diversos vendedores, espalhados por todo o país, que possuem produtos e serviços focados em um nicho de mercado. Em alguns casos, acabam se tornando referência para determinados segmentos de atuação.

É o caso, por exemplo, do Mercadolivre, que é referência para produtos eletrônicos, sendo eles novos ou usados, do site Netshoes para artigos esportivos, do Submarino e Magazine Luiza para loja de departamentos, do Booking e Hotéis.com para hotéis, do Airbnb para quartos ou casas compartilhadas, do EasyTaxi e 99Taxis para pedir um taxi, do Decolar.com para passagens, do Floores para entrega de flores, cestas e presentes, do ifood e do Pedidosjá para restaurantes, do Dafiti para moda, enfim, há uma grande variedade que busca atender nichos bem específicos de mercado.

Quem são os atores de um marketplace? Quais são as suas responsabilidades?

Existe a figura do proprietário, que nada mais é do que a pessoa responsável por garantir o funcionamento do site, desenvolver tecnologias e novos canais de comercialização, como por exemplo Apps, realizar as campanhas de marketing para atrair novos clientes, garantir a privacidade e a segurança das informações, principalmente em relação aos meios de pagamento.

O vendedor é aquela pessoa/empresa que possui os produtos que serão comercializados, sendo responsável por produzir ou adquirir os produtos, manter em estoque, gerenciar o preparo, embalagem, coleta e despacho dos pedidos para os clientes.

Por fim o cliente é a pessoa interessada em determinado produto ou serviço e que procura esses sites para encontrar o item desejado. Uma vantagem para os clientes é que eles encontram diversos vendedores em um único lugar, podendo facilmente comparar preços, verificar avaliações de outros compradores e realizar um pedido com produtos que serão entregues por mais de um vendedor, sem se preocupar com a logística ou com as formas de pagamento.

Com isso todos ganham, o proprietário do site por não precisar se preocupar em manter estoques, com a logística e consegue oferecer uma quantidade e diversidade muito maior de produtos. O vendedor que pode manter o foco no desenvolvimento de novos produtos e serviços e consegue ter acesso a uma quantidade muito maior de clientes com baixo ou sem investimentos em marketing. E para os clientes que conseguem pesquisar, comparar e adquirir facilmente as melhores opções, bem como a possibilidade de comprar com a segurança de uma marca consolidada no mercado.

Se você possui um produto com qualidade e preço competitivo ou é um cliente que busca por esse tipo de produto, avalie os marketplaces do seu setor e se surpreenda com as opções disponíveis.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento