Você sabe o que é alta performance?

Comecei a ouvir falar de alta performance ao estudar o conceito “kaisen” que se aplicavam as empresas japonesas desde os anos 50. Kaisen, é uma palavra japonesa que significa melhorar algo e tem como premissa, a busca da melhoria contínua

Comecei a ouvir falar de alta performance ao estudar o conceito “kaisen” que se aplicavam as empresas japonesas desde os anos 50. Kaisen, é uma palavra japonesa que significa melhorar algo e tem como premissa, a busca da melhoria contínua.

Esse conceito, rompeu as paredes das empresas e hoje se trabalha a alta performance em praticamente tudo, aplicando-se até mesmo na vida pessoal e profissional.

O conceito é simples, porém exige muita disciplina e autoconhecimento!

Para se aplicar o conceito em sua vida é preciso saber de onde partir e para onde se deseja ir, vamos fazer um exercício rápido e que te ajudará nesse início.

Pegue uma folha de papel A4 e divida-a como uma pizza, colocando as principais áreas de sua vida para determinar o ponto de partida.

Coloque em cada área como você está hoje, e para isso, seja bem honesto! Depois veja o que você quer melhorar para determinar onde você quer chegar. Nesse momento algumas regras básicas são necessárias como:

1- Não precisa ser grandes TRANSFORMAÇÕES, pois saiba que a somatória de pequenas TRANSFORMAÇÕES é que gera uma grande TRANSFORMAÇÃO e o conceito de kaisen nos incentiva a melhorar pelo menos 1% por dia.

2- Foque na área que vai te dar maior prazer ao alcançar a melhoria, para depois passar as outras áreas.

3- Jamais compare os resultados de sua melhoria continua com o resultado de outros.

4- O processo deve ser simples e prazeroso, caso contrário se tornará um fardo e será provável que você pare o processo.

Se você alcançou o que desejava, continue buscando melhorar, pois sempre haverá espaço para a alta performance.

Estamos vivendo uma era que só existe uma certeza, a mudança e acredito muito que essas mudanças podem ser benéficas e trazer grandes resultados, desde que eu esteja aberto e olhe para elas como espaços de melhorias.

Para completar o aprendizado, vou propor um desafio a você. Ao começar o dia pergunte-se o que eu fiz ontem que posso fazer melhor hoje? Como já falei, não precisa ser uma grande ação! Pode ser voltar pra casa depois do trabalho, buscando vê mais detalhes de sua rua, ou dedicar mais tempo naquela atividade que te deu prazer ontem e etc.

A alta performance se consegue quando buscamos melhorar sempre o que supostamente já está bom.

Um semana de alta performance a todos,

Marcos Mazullo

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento